Portal Novos Tempos                                     

Home Educação SALITRE, "Capital da Mandioca", viveu memoráveis dias em razão da Universidade Federal do Cariri - UFCA Itinerante

SALITRE, "Capital da Mandioca", viveu memoráveis dias em razão da Universidade Federal do Cariri - UFCA Itinerante

E-mail Imprimir PDF

SALITRE, à "Capital da Mandioca", que tem como prefeito o RONDILSON DE ALENCAR RIBEIRO (PT), 41 anos, administrador de Empresas, viveu no sábado e no domingo, 1 e 2 de dezembro de 2018, dias memoráveis do ponto de vista da sua Educação, em razão da presença dos que fazem à Universidade Federal do Cariri. Por tudo que Portal Novos Tempos viu em SALITRE no sábado e no domingo, há que se concluir que o município que teve por duas vezes, AGENOR MANOEL RIBEIRO, como prefeito, vive duas histórias: uma antes e outra depois da gestão "Salitre de Todos", cuja gestão vem sendo levado a efeito pelo prefeito RONDILSON RIBEIRO e seu vice MANOEL FILHO.

SALTRE que passou a ser conhecida como a "Capital da Mandioca", deve muito ao seu filho ilustre AGENOR MANOEL RIBEIRO que, na condição de deputado estadual, teve a iniciativa de fazer com que à cidade de SALITRE pudesse ser reconhecida nacionalmente como a "Capital da Mandioca". Com população de 16.331 habitantes, conforme dados estimativos do IBGE, sem dúvidas, SALITRE que ainda é uma criança, será uma cidade referência no que tange à Educação, tendo dado, inclusive, como mostra os registros, um salto de qualidade em virtude da presença física dos que fazem à instituição de ensino que tem como Pró-Reitor o engenheiro agrônomo RICARDO LUIZ LANGE NESS.

Numa conversa informal com Portal Novos Tempos, Dr. RICARDO LUIZ LANGE NESS disse da sua satisfação de poder está em SALITRE, "Capital da Mandioca", no processo de extensão da Universidade Federal do Cariri - UFCA, trabalho este que vem sendo coordenado pela Pró-Reitora de Extensão, Dra. FABIANA LAZZARIN. Disse o Dr. RICARDO LUIZ LANGE NESS que em se tratando de SALITRE, nada teria sido possível acontecer se não fosse o apoio recebido do prefeito RONDILSON RIBEIRO através da Secretaria Municipal de Educação. Conforme o Pró Reitor RICARDO LANGE, tanto o prefeito RONDILSON RIBEIRO, como a secretária CLÁUDIA LAVOR, foram importantes para o coroamento da extensão.

Vários cursos foram ministrados em Salitre pelo corpo discente da Universidade Federal do Cariri - UFCA. Entre os cursos e oficinas ofertados, destacamos os cursos de "Bordados", "Horta Vertical", "Produção de Melão Orgânico", "Cuidado Animal", "Manejo do Feijão Caupi", "Educação Financeira", "Planejamento", "Comunicação interna e externa para servidores municipais", "Saúde do Homem", "Educação Fiscal", enfim, foram repassados conhecimentos qualificativos para os que fazem o corpo discente das escolas municipais de SALITRE. Várias localidades do município de SALITRE, receberam, nas escolas da rede municipal de ensino, os instrutores alunos da Universidade Federal do Cariri.

Logo no início da tarde do sábado, 1 de dezembro, com as presenças do prefeito RONDILSON RIBEIRO, do vice MANOEL FILHO, da secretária de Educação CLÁUDIA LAVOR e de vereadores, o Pró-Reitor RICARDO LUIZ LANGE NESS declarou aberto os trabalhos. Prefeito RONDILSON RIBEIRO quando do uso da palavra deu às boas vindas, ensejo em que agradeceu a presença de todos que fazem à instituição de ensino superior, no caso, os que ali estavam representando à Universidade Federal do Cariri - UFCA. O prefeito RONDILSO RIBEIRO se fez presente em cada localidade, sempre a levar uma palavra de apoio e agradecimento aos que estiveram envolvidos com a apredizagem.

No domingo, 2 de dezembro, como registrou Portal Novos Tempos, após o almoço servido na Secretaria de Educação, aconteceu momentos de emoções, e não era para menos. Dra. FABIANA LAZZARIN, Pró-Reitora de Extensão da UFCA, assim como o prefeito RONDILSON RIBEIRO, não conseguiu conter às lágrimas. Prefeito RONDILSON, assim como a secretária CLÁUDIA LAVOR estavam verdadeiramente felizes por aquilo que Portal Novos Tempos considera ter sido um grande feito. Por que um grande feito? É que municípios da região, deles que possuem Faculdades instaladas, nunca deram um passo do tamanho que SALITRE deu no sábado e no domingo, 1 e 2 de dezembro de 2018.

Adauto Ferreira - Portal Novos Tempos

Última atualização em Ter, 04 de Dezembro de 2018 00:33