Portal Novos Tempos                                     

Home Política DIÁRIO do Nordeste mostra matéria sobre temperatura no Ceará

DIÁRIO do Nordeste mostra matéria sobre temperatura no Ceará

E-mail Imprimir PDF

A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre, texto e água

O "Diário do Nordeste" na edição do domingo, 23 de junho de 2019, publicou matéria sobre baixas temperaturas em cidades do Ceará. Na matéria redigida pelo ANDRÉ COSTA, Campos Sales aparece com bom clima, o que não deixa de ser algo importante, visto que as baixas temperaturas nas cidades do Nordeste, influenciam para estimular o turismo.

"Cidades como Guaramiranga, no Maciço de Baturité, e Campos Sales, no Cariri, chegam a registrar 17°C com sensação térmica de até 14°C entre os meses de junho e julho. Tempo ameno é chamariz para turistas. Quando se fala em Ceará, logo vêm à cabeça as belas e exuberantes praias e as altas temperaturas. No entanto, engana-se quem pensa que esse Estado é sinônimo de calor o ano todo", escreveu André Costa.

A "Terra da Luz" também pode abrigar um tempo ameno, especialmente entre os meses de junho e julho, quando as temperaturas mais baixas tornam-se atrativo em algumas regiões cearenses. Neste período, o forte calor dá trégua e, em determinadas cidades, há até quem sinta frio. A paisagem muda, as vestimentas, também. As roupas finas dão espaço aos fios mais grossos. Entram em cena fogueiras, vinho e até um tradicional prato de origem Suíça, o fondue, comida típica do inverno. Tudo isso é justificado pelos termômetros em baixa. Em Campos Sales, no Cariri cearense, e Guaramiranga, cidade do Maciço de Baturité, a temperatura mínima neste período pode chegar a 17°Celsius, com sensação térmica de até 14°C.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) reforça que os meses de junho e julho normalmente são os mais frios do Estado. Na cidade do sertão cearense, a média é de 18,6°C para ambos os meses. Já no município serrano, a média para junho é de 18,1°C e, para julho, 17,4°C.

De acordo com o órgão, a explicação para a queda da temperatura é de que no Hemisfério Sul, região do Planeta onde o Ceará está situado, o inverno já começou - oficialmente no último dia 21 de junho. "Isso ocorre devido à inclinação da Terra e ao movimento de translação que se dá ao redor do sol neste período do ano", pontua o meteorologista do 3º Distrito em Recife do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flaviano Fernandes. Ainda conforme o especialista, os fortes ventos e a umidade do ar contribuem, inclusive, para redução na sensação térmica. "Dependendo desses fatores, a sensação pode chegar a 2 ou 3 graus a menos do que o real", observou Fernandes.

"Suíça nordestina"

A 865 metros acima do nível do mar e cercada por serras, Guaramiranga é como um pedacinho do sul do Brasil em pleno Nordeste. O município com o menor número de habitantes do Ceará (cerca de 4 mil) atrai turistas devido às suas belezas naturais e também à temperatura agradável. No "Pico Alto", morro que está a 1.115 metros de altitude e se notabiliza como o ponto mais alto da localidade, é ainda mais frio neste período do ano. Por tudo isso, a cidade ganhou o charmoso apelido de "Suíça Nordestina".

"Quem mora no Nordeste é obrigado a conviver com as altas temperaturas durante quase o ano todo. Então, poder experimentar algo diferente é muito bom", conta a professora pernambucana Alice Gurgel Sousa, que percorreu quase 800 km com a família de Recife a Guaramiranga. "A viagem é um pouco cansativa, mas vale super a pena. Aqui a natureza parece ser mais viva, mais linda e cheia de cores. E esse clima é realmente maravilhoso. Chego a pensar que nem estou no Nordeste", escreveu ANDRÉ COSTA do "Diário do Nordeste".

Em razão da matéria escrita pelo ANDRÉ COSTA, em especial pela sua importante para à cidade de Campos Sales, Portal Novos Tempos através do seu editor, jornalista Adauto Ferreira, através de pesquisa conseguiu alguns dados sobre Campos Sales que tem como prefeito o MOÉSIO LOIOLA DE MELO, cidadão que está a investir no município que governa com olhares atentos para o Turismo.

Sabe-se que o Mirante de Nossa Senhora da Penha que está sendo construído na gestão MOÉSIO LOIOLA, sem sombra de dúvidas, vai estimular o turismo, possibilitando com isto que o comércio local melhore as suas vendas. A estátua de Nossa Senhora da Penha que será erguida na cidade de Campos pelo prefeito em referência é um grande atrativo para o turismo religioso e regional.

Campos Sales é um município brasileiro do estado do Ceará. O mesmo está localizado na microrregião da Chapada do Araripe, no extremo oeste do estado, mesorregião do Sul Cearense, para ser mais preciso, na região do Cariri Oeste. Campos Sales tem hoje mais de 27.000 habitantes. Na cidade se encontra o túmulo de D. Bárbara Pereira de Alencar, revolucionária da Revolução Pernambucana de 1817 e Confederação do Equador.

Portal Novos Tempos - Fonte: Diário do Nordeste e Enciclopédia livre

 

 

 

Última atualização em Qua, 26 de Junho de 2019 06:35