Portal Novos Tempos                                     

Home Política GOVERNADOR Wellington Dias participou de caminhada

GOVERNADOR Wellington Dias participou de caminhada

E-mail Imprimir PDF

Marcus Fernandes

O governador Wellington Dias participou, neste domingo (30), em Teresina, da X Caminhada da Fazenda da Paz. Cerca de cinco mil pessoas participaram do evento que foi finalizado com uma audiência pública na Câmara de Vereadores da capital onde foi discutida a necessidade de políticas públicas cada vez mais eficazes na prevenção, tratamento e reinserção social dos dependentes químicos no estado.

Wellington enfatizou que assumiu a tarefa de dar um novo passo na política sobre drogas no Piauí, principalmente no que diz respeito ao pós-acolhimento, momento em que o dependente já passou por tratamento e encontra-se sem a utilização de drogas. “Precisamos criar um acolhimento para vida e dar a oportunidade de empreendedorismo e de emprego em um ambiente livre de drogas”, disse Dias.

O governador também se posicionou contra a legalização das drogas. “Precisamos criar na sociedade essa ideia de que não pode ser normal, natural, a legalização. É perigoso por que amplia o número de usuários e os problemas”, disse Wellington.

“O governo tem mantido ações na área da prevenção com atividades nas escolas, na rede de saúde para a desintoxicação; com o programa Pelotão Mirim e temos ainda o acolhimento O extraordinário feito pelas comunidades terapêuticas conveniadas e outras entidades que têm o apoio do Estado. Temos que dar esse novo passo em apoiar e dar as condições para quem está desintoxicado a se manter fora do álcool, do crack e de outras drogas”, destacou Dias.

O secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, também participou da caminhada e disse que é preciso enfrentar as drogas porque elas são responsáveis pela maioria dos 63 mil homicídios que ocorrem a cada ano no Brasil.

O coordenador-geral da Fazenda da Paz e idealizador da caminhada, Célio Barbosa, disse que “estamos vivendo uma epidemia de drogas em todas as idades e classes sociais” e relatou alguns dados que dão conta de que “o número de usuários com mais de 50 anos aumentou consideravelmente e, entre os adolescentes, cerca de 49% já experimentaram álcool. Precisamos estar vigilantes por que é uma cadeia de problemas em diversas áreas que começam a acontecer a partir do uso de drogas, na saúde, na segurança, na sociedade e dentro da própria família. Precisamos dessa união para uma rede de combate ao uso de drogas”, disse Célio.

Também participaram da caminhada o coordenador estadual de Enfrentamento às Drogas, Sâmio Falcão; e o secretário de Estado da Segurança, Fábio Abreu.

 

 

Autoria: Tamyres Rebeca
Última atualização em Seg, 01 de Julho de 2019 07:02