Portal Novos Tempos                                     

Home Política TURISMO: há muito o que se descobrir na região do Cariri cearense

TURISMO: há muito o que se descobrir na região do Cariri cearense

E-mail Imprimir PDF

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos de sol, chapéu, barba e close-up

Fora do circuito Crajubar, como é conhecida a junção dos nomes das três maiores cidades do Cariri – Crato, Juazeiro e Barbalha, há muito o que se descobrir na Região do Cariri. Confira três equipamentos nas áreas da cultura e ciência em Santana do Cariri, Assaré e Nova Olinda.

Museu de Paleontologia - Santana do Cariri

Considerado uma das principais referências da área do Brasil, o Museu de Paleontologia Plácido Cidades Nuvens exibe a riqueza fossilífera da Chapada do Araripe. A parte superior abriga a exposição permanente com cerca de 300 fósseis (espécies vegetais e animais), revelando a diversidade da região pesquisada. Já o Memorial Plácido Cidade Nuvens apresenta linha do tempo que traça um paralelo entre a história do Museu desde sua fundação e trajetória profissional do professor e seu fundador. Há, ainda, o território lúdico, no qual encontram-se esculturas inspiradas nos pterossauros e dinossauros do Cretáceo. O equipamento conta também com laboratório de paleontologia, biblioteca, lojinha e o café do museu. Aproveitando a ida à cidade, visite também o Pontal de Santa de Santa Cruz, que integra o GeoPark Araripe.

O Museu funciona de terça a domingo, aberto à visitação de 9 às 16 horas. Feriados: 9 às 14 horas. Visitas de excursões devem ser agendadas com antecedência pelo e-mail: museu.paleontologia@urca.br ou telefone (88) 3545.1206.

Portal Novos Tempos - Fonte: Diário do Nordeste