Portal Novos Tempos                                     

Home Política GOVERNADOR disse que as declarações do presidente Bolsonaro são incompreensivas

GOVERNADOR disse que as declarações do presidente Bolsonaro são incompreensivas

E-mail Imprimir PDF

Resultado de imagem para wellington dias

O governador Wellington Dias se posicionou após declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmando que governadores da região querem dividir o país. Para o chefe do executivo piauiense, as declarações presidente são incompreensíveis. “Não compreendo onde está qualquer ação para dividir o país. Pelo contrário, estamos é trabalhando muito pelo Brasil. Eu digo que nossa força é a nossa união com o nosso povo, trabalhando a pauta prioritária do nosso povo. Estamos unidos e vamos seguir trabalhando”, enfatiza.

O governador se encontra em viagem administrativa pela China, onde se reúne com investidores e trabalha na captação de investimentos. Segundo ele, o potencial produtivo do Piauí perante o mercado é atrativo, mas quando incorporado ao plano de desenvolvimento estabelecido através do Consórcio do Nordeste, eleva o patamar.

“Quando exponho o potencial programado para mais 10 gigawats (GW) de energia solar e eólica no Piauí, até 2030, é um projeto atrativo para investidores. Mas quando explico que temos um consórcio com nove Estados do Nordeste e que nesta região as oportunidades estimadas são para geração de Mais 40GW de energia limpa, muda de patamar. É o Brasil que dá certo no Nordeste e queremos trabalhamos na mesma linha e unidos no Fórum dos Governadores do Brasil”, explica Dias.

O objetivo do governador é implantar um escritório do Nordeste para negócios, assim como fez o governo de São Paulo. “Já apresentei sugestão para criar um escritório dos Estados do Nordeste em Xangai ou Pequim, assim como fez o governador (João) Dória que, acertadamente, abriu um escritório de São Paulo em Xangai. São trilhões de dólares disponíveis para investimentos e quem tiver competência para bons projetos e boas oportunidades de bons negócios levará vantagem”, pontua.

Wellington Dias lembrou ainda dos projetos voltados para previdência pública, conectividade e segurança pública já iniciada pelo Consórcio. “Criamos, com o Consórcio Nordeste, a PrevNordeste que, de forma moderna e eficiente, garante tranquilidade aos servidores públicos sobre aposentadorias e pensões. Aprovamos a integração de todas força de segurança e inteligência do Nordeste e já colhemos resultados na redução de homicídios e outros crimes, contribuindo com cerca de 90% da redução da criminalidade do Brasil em 2019. Aprovamos a implantação de um Fundo de Investimentos e Participações Nordeste (FIP) para captação de Investimentos para os nove Estados da Região. Aprovamos procedimentos para, em modelagem de parcerias público privadas (PPPs), implantar o projeto Nordeste Conectado, com um cinturão de 40km de fibra óptica que vai beneficiar cerca de 1.500 municípios da região, integrado com redes do Brasil e do mundo. Aprovamos também o Sistema Unificado e Centralizado de Compras do Nordeste, além do Programa Médicos para o Nordeste, que se integra com o programa do Governo Federal. Tudo para gerar emprego e ampliar desenvolvimento”, enumerou o governador.

Para o futuro, o Consórcio almeja o desenvolvimento conjunto em frentes como educação e turismo. "Queremos integrar nossa rede de educação e priorizar as melhores práticas para eficiência e qualidade. Estamos concluindo o Mapa das Oportunidades no Nordeste e, no dia 21 de agosto, teremos agenda do Consórcio em Teresina e, logo em seguida, no dia 22, participaremos do Fórum realizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), onde a prioridade é integrar investimentos na área de geração e distribuição de energias renováveis, eólica e solar, especialmente com potencial para mais 40GW para o Brasil nos próximos anos. Mineração, turismo, integração intermodal de transportes: portos, aeroportos, ferrovias, rodovias e hidrovias da região; produção de gás e petróleo, cultura e esportes. Tem muita coisa boa acontecendo no Nordeste do Brasil e vamos seguir trabalhando pelo nosso povo e pelo Brasil", finaliza.

Autoria: Pablo Cavalcante