Portal Novos Tempos                                     

Home Política GOVERNADORA em exercício, Regina Sousa, cria o aplicativo "Salve Maria"

GOVERNADORA em exercício, Regina Sousa, cria o aplicativo "Salve Maria"

E-mail Imprimir PDF

Resultado de imagem para regina sousa piaui

O Piauí têm ganhado notoriedade no cenário nacional no combate ao feminicídio com a criação do aplicativo Salve Maria, uma tecnologia aliada no enfrentamento à violência contra a mulher. Mais de 8 mil pessoas no estado já baixaram o aplicativo e, desde março de 2017, ele já foi acionado em 27 cidades do Piauí.

O mesmo aplicativo também conta com outra ferramenta: o botão do pânico. Serve para situação de emergência quando mulheres que já foram agredidas recebem ameaças ou quando a vítima sofre uma agressão naquele momento.

Quando o botão é acionado, ele toca nas centrais da Polícia Militar do Piauí e os pedidos de socorro devem ser atendidos imediatamente. As denúncias são encaminhadas para as delegacias especializadas.

Vernissage da Exposição “Um Rosto para Esperança Garcia”

A solenidade também marcou o vernissage da Exposição “Um Rosto para Esperança Garcia”, na qual 13 artistas plásticos piauienses retrataram o rosto de Esperança Garcia, uma mulher negra de 19 anos alfabetizada, que foi escravizada e denunciou através de uma carta, os maus tratos sofridos no século XVIII.

Para o secretário de Cultura, Fábio Novo, Esperança Garcia representa a luta e resistência da mulher negra. “Foi uma negra que em 1770 ousou aprender a ler e enviar uma carta ao governador da província clamando por respeito. Cada vez que leio a carta me apaixono mais por essa história e por essa personagem que representa a força da mulher”, disse o gestor.

Regina Sousa entregou uma premiação aos artistas. As telas devem percorrer o Piauí em exposições temporárias, que devem passar por escolas, museus e casas de cultura do Estado.

 

Autoria: Lorenna Costa e Aline Medeiros
Última atualização em Ter, 03 de Setembro de 2019 19:34