Com o apoio da prefeita Maria José, a secretária de Educação de Fronteiras, Verônica Maria, abre III Seminário Municipal de Alfabetização do PNAIC

A imagem pode conter: 5 pessoas

 

A imagem pode conter: 5 pessoas

Embora não estivesse presente, a prefeita de Fronteiras, Maria José Ayres de Sousa, deu total apoio para que a secretária Municipal de Educação, professora Maria Verônica Pereira Ribeiro, pudesse realizar, como realizou com sucesso, o III Seminário Municipal de Alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que foi instituído em 2016, é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Com esta finalidade, acontece a formação de professores com foco na aprendizagem do aluno do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e dos alunos com alfabetização incompleta e letramento insuficiente, bem como o reconhecimento e valorização das escolas e dos profissionais comprometidos com a elevação dos índices de alfabetização dos estudantes.

Para melhorar o nível dos professores, a secretária de Educação, Verônica Maria, levou para Fronteiras no sábado, 8 de julho, a também doutora em Educação, Olivette Rufino Borges Prado Aguiar, um dos mais notáveis educadores do estado Piauí, para expor no Auditório Dona Quinô conhecimentos acerca da alfabetização de alunos na idade certa.

Por ocasião da abertura dos trabalhos, a secretária Verônica esteve a fazer um relato a respeito de como encontrou o programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Sem citar nomes, a professora Verônica Maria Pereira Ribeiro, que é natural de Fronteiras, e que possui um currículo de fazer inveja, assim se expressou:

“Nós encontramos o programa com sérias dificuldades deixadas pela gestão passada, problemas com a não formação dos alfabetizadores, relatórios com pendências de envio para o sistema por falta das ações, bem como o município deixou de participar de capacitações e formações importantíssimas”, disse Verônica Maria.

Conforme a secretária, na gestão “Mudança e Compromisso” que vem sendo levado a efeito pela prefeita Maria José Ayres de Sousa, a educação de Fronteiras sob seu comando, não será um faz de conta, acrescentando que a educação precisa melhorar sua qualidade a cada dia, e é isto que vem sendo feito, graças a operosidade da sua equipe.

Antes da realização da palestra proferida pela doutora Olivette Rufino, aconteceu no Auditório Dona Quinô, à realização de uma coreografia sob a animação da música “Aquarela”, permitindo com isto que os alunos da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro, que tem como diretora a professora Luiza Maria, pudessem mostrar seus talentos.

Compareceram no III Seminário, entre outros, a secretária Verônica Maria; a coordenadora de ensino do Campo, Hildegárdia Bezerra; Dores Lene, coordenadora do Novo Mais Educação; Francireza Alencar; Erivânia Araújo; Joaquina Girlúcia; Eva Tainá Bezerra; Antônia Islândia e Clediomar Sousa, secretário de Comunicação.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 5 pessoas, texto

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 5 pessoas

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, óculos e área interna

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e pessoas em pé

A imagem pode conter: 18 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e texto

A imagem pode conter: 6 pessoas

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sentadas

A imagem pode conter: texto

Nenhum texto alternativo automático disponível.

A imagem pode conter: flor, planta e texto

Adauto Ferreira – Portal Novos Tempos – WhatsApp: 89 9 9413.5688

Avatar

Por Adauto Ferreira

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado.

E-mail: adautoferreira1958@hotmail.com