Sob a liderança do prefeito “Toninho da Caridade”, agricultores se reúnem para tratar de negociação de dívidas junto ao Banco do Nordeste

A imagem pode conter: 3 pessoas

A imagem pode conter: 3 pessoas

A Lei 13.240/2016, que trata da liquidação e a renegociação de dívidas de crédito rural para agricultores castigados pela estiagem, foi tema de uma reunião promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, na manhã da segunda-feira, 20 de novembro, na cidade de Caridade do Piauí. O evento, conforme noticiou o Cidades na NET, reuniu representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, do Banco do Nordeste, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e dezenas de produtores rurais do município.

A equipe do Banco do Nordeste, agência de Araripina, onde foram feitos muitos dos empréstimos rurais, explanou sobre os benefícios da Lei e as condições para a renegociação, abatimento e liquidação das dívidas decorrentes de operações com o crédito rural.

De acordo com a gerente geral da agência do BNB em Araripina, Allyany Hipólito, para quem obteve empréstimos até o ano de 2006, os descontos variam de 60% a 95%, de acordo com o valor da operação. De janeiro de 2007 a dezembro de 2011, os descontos variam entre 15% e 50%. Outro ponto destacado foi a individualização das dívidas. Mesmo empréstimos feitos em grupo poderão ser quitados pelo agricultor individualmente.

A gerente chamou a atenção dos agricultores para os prazos. “A concessão do benefício ocorrerá até 29 de dezembro de 2017. Não sabemos se haverá prorrogação. Então, a nossa orientação é que vocês procurem a agência o mais rápido possível. Não deixem para os últimos dias”, disse, salientando que a adesão está baixa.

O endividamento, segundo a gerente, é consequência, em sua maioria, da crise econômica e dos efeitos da seca prolongada na região do Semiárido. Para Allyany, essa é uma oportunidade ímpar. “O Governo Federal está dando uma grande oportunidade para as pessoas regularizarem suas dívidas e ainda fazerem um novo empréstimo, reinvestir em sua propriedade e ajudar o desenvolvimento do município”, disse.

No evento, os agentes do BNB explanaram sobre a Resolução – nº 4.591, de 25/7/2017 -, que amplia os débitos a serem refinanciados em decorrência da estiagem. Com base na Resolução, agricultores podem renegociar empréstimos realizados entre 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2016, com o benefício do perdão da multa e de demais encargos. O início do pagamento será para o ano de 2021.

O prefeito de Caridade, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho – PSD, também destacou a importância da Lei como estratégia de apoio ao homem do campo e salientou a participação do deputado federal Júlio César – PSD, que é líder da Bancada do Nordeste e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Piauí, na construção da Lei, como relator da mesma.

A imagem pode conter: 5 pessoas

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas, multidão e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Adauto Ferreira – Portal Novos Tempos – Fonte: Cidade na Net

Avatar

Por Adauto Ferreira

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado.

E-mail: adautoferreira1958@hotmail.com