VACINA contra covid-19 rendem milhões a executivos sem salvar uma só vida

 VACINA contra covid-19 rendem milhões a executivos sem salvar uma só vida

(The New York Times News Service) – Em 26 de junho, uma pequena empresa de South San Francisco chamada Vaxart fez um anúncio surpresa: uma vacina contra o coronavírus em que estava trabalhando havia sido selecionada pelo governo dos EUA para fazer parte da Operação Warp Speed, a principal iniciativa federal para desenvolver rapidamente medicamentos para combater a covid-19.

As ações da Vaxart dispararam. Os membros da empresa, que semanas antes haviam recebido opções de ações no valor de alguns milhões de dólares, viram o valor desse bônus aumentar seis vezes. E um fundo de hedge que controlava parcialmente a empresa saiu com mais de US$ 200 milhões em lucros instantâneos.

A corrida para desenvolver uma vacina contra o coronavírus está em andamento, e algumas empresas e investidores estão apostando que os vencedores deverão obter grandes lucros com a venda de centenas de milhões ou mesmo bilhões de doses a um público desesperado. Nas indústrias farmacêutica e médica, os executivos seniores e os membros do conselho estão capitalizando essa dinâmica.

Eles estão ganhando milhões de dólares depois de anunciar desenvolvimentos positivos, incluindo o apoio do governo norte-americano, em seus esforços para combater a covid-19. Após esses anúncios, membros de pelo menos 11 empresas, a maioria delas pequenas empresas cuja fortuna depende frequentemente do sucesso ou fracasso de um único medicamento, venderam ações que valem mais de US$ 1 bilhão desde março, segundo dados compilados pelo The New York Times pela Equilar, um provedor de dados.

Em alguns casos, os membros da empresa estão lucrando com remuneração programada regularmente ou negociações automáticas de ações. Mas em outras situações, os altos funcionários parecem estar aproveitando as oportunidades de realizar enquanto seus preços das ações estão altíssimos. E algumas empresas concederam opções de ações a executivos pouco antes dos anúncios sobre o progresso da vacina que movimentavam o mercado.

Governo americano suspeita estar sendo usado por laboratórios em manobras de marketing

Os repentinos ganhos inesperados destacam os poderosos incentivos financeiros para que os funcionários da empresa gerem manchetes positivas na corrida por vacinas e tratamentos contra o coronavírus, mesmo que os medicamentos nunca possam dar certo.

Algumas empresas estão atraindo escrutínio do governo por usarem potencialmente suas associações com a Operação Warp Speed ​​como manobras de marketing.
Por exemplo, a manchete do comunicado de imprensa da Vaxart declarou: “Vacina covid-19 da Vaxart selecionada para a Operação Warp Speed ​​do governo dos EUA”.

Mas a realidade é mais complexa.
A candidata a vacina de Vaxart foi incluída em um teste com primatas que uma agência federal estava organizando em conjunto com a Operação Warp Speed. Mas a Vaxart não está entre as empresas selecionadas para receber apoio financeiro significativo da Warp Speed ​​para produzir centenas de milhões de doses de vacina.

“O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA firmou acordos de financiamento com certos fabricantes de vacinas e estamos negociando com outros. O mesmo não ocorre com Vaxart”, disse Michael R. Caputo, secretário adjunto de assuntos públicos do departamento. “O candidato a vacina da Vaxart foi selecionado para participar de estudos preliminares do governo dos EUA para determinar áreas em potencial para possível parceria e apoio à Operação Warp Speed. No momento, esses estudos estão em andamento e nenhuma determinação foi feita. ”

Algumas autoridades do Departamento de Saúde e Serviços Humanos ficaram preocupadas se empresas como a Vaxart estão tentando aumentar os preços das ações, supervalorizando seus papéis na Warp Speed, disse uma autoridade do governo Trump. O departamento transmitiu essas preocupações à Comissão de Valores Mobiliários (SEC, na sigla em inglês), disse o funcionário, que falou sob condição de anonimato.

Não está claro se a comissão está analisando o assunto. Uma porta-voz da SEC se recusou a comentar.

“A Vaxart cumpre as boas diretrizes e políticas de governança corporativa e toma decisões de acordo com os melhores interesses da empresa e de seus acionistas”, afirmou o executivo-chefe da Vaxart, Andrei Floroiu, em comunicado na sexta-feira, 24. Referindo-se à Operação Warp Speed, ele acrescentou:

“Acreditamos que a vacina Covid-19 da Vaxart é a mais promissora na OWS porque é a única vacina oral [uma pílula] na OWS”.
Donald Trump, durante evento da Operação Warp Speed. (Carlos Barria/ Reuters)

Portal Novos Tempos – Fonte: Estadão

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-mail: adautoferreira@portalnovostempos.gmail | WhatsApp (88) 9 9496-3098 | Rua Sargento Orlando S. Campos, 08 - Araripina (PE)