GOVERNO vai melhorar a infraestrutura de mais de 800 escolas pelo Pro Educação

 GOVERNO vai melhorar a infraestrutura de mais de 800 escolas pelo Pro Educação

O Governo do Estado vai melhorar a infraestrutura de mais 800 escolas por meio do Pro Educação, programa que pretende alfabetizar 200 mil jovens e adultos, profissionalizar 150 mil piauienses e gerar cerca de 7 mil empregos. Para discutir e alinhar as metas do Pro Educação, governador Wellington Dias se reuniu, por videoconferência, nesta sexta-feira (4), com a equipe do Pro Piauí.

O chefe do Executivo estadual afirmou que o maior desafio no momento é alinhar a oferta com as demandas de mercado. “Nosso maior desafio é o descompasso dos profissionais que estamos formando com a demanda exigida no mercado de trabalho, no qual precisaremos olhar com mais atenção em cada região para que as pessoas sejam qualificadas no que o mercado está pedindo”, disse Wellington.

De acordo com Dias, o objetivo do Pro Educação vai além das obras, pois pretende completar a rede de ensino no estado em todos os níveis educacionais. “Queremos ser uma rede completa na área da educação, em todos os níveis, com um plano de trazer os jovens e adultos para a escola, qualificação de pessoas com cursos profissionalizantes e de educação superior junto à Uespi, gerando emprego e renda para a população. Por isso, estamos com um plano de modernizar as escolas, equipando-as com tudo o que uma escola precisa. A ideia é fazer algo marcante, que impacte a vida das pessoas”, frisou o governador.

Dentro do Pro Piauí, o Governo do Estado irá investir R$ 1,6 bilhão, recursos oriundos do precatório do Fundef que irão contemplar programas pedagógicos e formação dos profissionais em educação; construção, recuperação e modernização da infraestrutura das escolas; além de programas de fortalecimento e valorização da gestão escolar. A meta é alfabetizar 200 mil jovens e adultos, profissionalizar 150 mil piauienses e gerar cerca de 7 mil empregos a partir das atividades previstas no plano.

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, apresentou o projeto de arquitetura para a modernização das escolas que serão reformadas, mostrou também o mapa educacional do Piauí, que está sendo elaborado com o objetivo de reunir todas as informações acerca da rede estadual de ensino, como instituições presentes em cada município, bem como os indicadores educacionais, e que poderá ser acessado pelos territórios regionais, por municípios e até por escolas.

“Estamos desenvolvendo um trabalho de reorganização da nossa rede estadual, modernizando a estrutura das nossas escolas, mas também fortalecendo nossa gestão. O Pro Piauí irá garantir, com transparência, que as metas traçadas no planejamento de governo sejam atingidas. Essa é nossa prioridade. São 840 obras que estão sendo realizadas nas escolas pelo Pro Educação e 88 delas já iniciaram, outras retornarão e iremos iniciar ainda mais”, ressaltou Ellen Gera.

“O Pro Educação é o maior programa dentro do Pro Piauí. Estamos falando de uma mudança completa na rede estadual de ensino. Vamos fazer história e colocar o Piauí entre os 10 melhores estados em educação do Brasil. Não é só um programa de obras, é um programa de educação que vai mudar a vida das pessoas e do estado”, destacou Wellington.

Participaram da videoconferência os secretários de Estado da Fazenda, Rafael Fontelles; da Educação, Ellen Gera, e equipe; diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Chico Lucas; superintendente da Secretaria de Estado do Governo (Segov) Ariane Benigno; Herbert Buenos Aires, que assume a Superintendência de Gestão da Seduc; e a equipe da Controladoria Geral do Estado (CGE).

Portal Novos Tempos – Fonte: CCOM

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-mail: adautoferreira@portalnovostempos.gmail | WhatsApp (88) 9 9496-3098 | Rua Sargento Orlando S. Campos, 08 - Araripina (PE)