MDB governará, conforme dados levantados por Marcelo Castro junto ao TSE, para a maior parte da população piauiense

 MDB governará, conforme dados levantados por Marcelo Castro junto ao TSE, para a maior parte da população piauiense

O presidente da Executiva Estadual do MDB no Piauí, senador Marcelo Castro, só tem motivos para comemorar. Seu partido termina as eleições municipais como o grande vencedor e terá sob sua administração o maior contingente populacional, ultrapassando o Progressistas e PSD.

Levantamento feito junto ao TSE aponta que o MDB governará para 36,73% da população piauiense. Na sequência aparece o Progressistas, com 28,22% e o PSD com 11,65%. Completando o ranking das cinco legendas com maior índice de comando no Piauí aparece o Democratas com 6,04% e o Partido dos Trabalhadores com 5,64%.

Chama a atenção a queda do PSDB, sem a administração da Prefeitura de Teresina, maior colégio eleitoral do Estado e que concentra a maior população. O partido governará apenas para 0,13% da população piauiense, menor número dentre as legendas que conquistaram Prefeituras, atrás até do Democrata Cristão (DC), que governará para 0,17% da população piauiense. Vale frisar que a partir de 2021, os entes piauienses serão governados por apenas 12 legendas.

Deixaram de eleger representantes ao posto máximo do Poder Executivo municipal no Piauí nas eleições deste ano os partidos: PTC, PRTB, PROS, PV, PPL, PC do B, PT do B, PMN, PTN, PPS (agora Cidadania), PHS e Solidariedade.

Todos haviam obtido o comando de um município no pleito passado. Dentre estes, legendas como o PTC e PPL foram duramente afetados pela cláusula de barreira, sofrendo assim uma migração em massa dos seus filiados para outras legendas. O movimento já era esperado e deve se fortalecer com o passar dos anos.

Para quem não sabe, o senador Marcelo Castro é um grande analista de dados. Ele é, diriamos, que um Oswald Souza, então matemático contratado pela Globo para realizar, aos domingos, por ocasião do Fantástico, probabilidade de acertos na loteria esportiva de então.

Em 2018, quando na cidade de Pio IX junto com o então candidato a governador Wellington Dias, no processo da reeleição, faltando exatamente 2 dias para à realização do pleito, em conversa com Portal Novos Tempos, disse: amigo jornalista, eu tenho dados que mostram que as pesquisas para senador não estão corretas. Eu serei eleito senador no domingo, 7 de outubro.

Portal Novos Tempos

Avatar

adauto Ferreira

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-mail: adautoferreira@portalnovostempos.gmail | WhatsApp (88) 9 9496-3098 | Rua Sargento Orlando S. Campos, 08 - Araripina (PE)