SECRETÁRIO diz que SP manterá 25 de janeiro como data de início da vacinação contra a Covid-19 no estado

 SECRETÁRIO diz que SP manterá 25 de janeiro como data de início da vacinação contra a Covid-19 no estado

O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou no sábado, 9 de janeiro, que o governo paulista vai manter o dia 25 de janeiro como data de início da vacinação contra a Covid-19 no estado, apesar do Ministério da Saúde ter assumido com exclusividade toda a produção de vacinas do Instituto Butantan, produtor no Brasil da Coronavac em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Segundo Gorinchteyn, se a Coronavac for liberada para uso emergencial pela Agencia Nacional de Vigilância Santária (Anvisa) e o Ministério da Saúde não começar a imunização até o dia 25 de janeiro, São Paulo vai usar a cota da Coronavac a que tem direito e iniciar a imunização no aniversário da capital paulista, como já estava previsto.

“Nós mantemos a data do dia 25, porém, temos a possibilidade de nos antecipar. Assim que tivermos a disponibilidade da vacina, disponibilizaremos a imunização para os brasileiros do estado de São Paulo com a proporcionalidade que o estado tem de direito para garantir a proteção da nossa população”.

De acordo com o secretário, com O Plano Nacional de Imunização (PNI) e a distribuição das vacinas do Butantan para todo o país, anunciado pelo Ministério da Saúde, em vez de 18 milhões, o estado de São Paulo deverá ter apenas 9 milhões de doses na primeira fase da vacinação no estado. Ele defendeu que o governo federal compre mais vacinas de outros fabricantes para distribuir aos estados brasileiros.

“Nós teremos com o fato de termos uma disponibilidade menor de vacinas, uma velocidade menor da nossa população. Por isso que nos precisamos que haja outras vacinas para que nós possamos vacinar outras grupos que também são prioritários, especialmente aqueles que são portadores de doenças crônicas”, declarou.

Portal Novos Tempos – Fonte: G1

Avatar

adauto Ferreira

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-mail: adautoferreira@portalnovostempos.gmail | WhatsApp (88) 9 9496-3098 | Rua Sargento Orlando S. Campos, 08 - Araripina (PE)