SEGUNDO dia do Enem tem abstenção recorde de 55,3%; 2,4 milhões compareceram

 SEGUNDO dia do Enem tem abstenção recorde de 55,3%; 2,4 milhões compareceram

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado no domingo, 24 de janeiro, e teve a abstenção de 3.052.633 alunos, o que representa uma fatia de 55,3% do total de inscritos. Os dados são preliminares e foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com isso, o número de estudantes presentes foi de 2.470.396, ou 44,7% do total.

Os números, segundo o instituto, não levam em conta dados do estado do Amazonas e de dois municípios de Rondônia (Espigão D’Oeste e Rolim de Moura).

Porém, mesmo com dois municípios a menos, o estado de Rondônia foi o segundo com mais abstenções – 63,1% do total. O primeiro foi Roraima, com 63,5%.

São Paulo, que concentra o maior número de alunos inscritos para a prova, teve abstenção de 58,6%. Rio de Janeiro, o segundo mais relevante, teve faltas de 55,2% dos alunos.

As unidades federativas com menores abstenções foram Paraíba (47,3%) e Alagoas (49,1%) e Sergipe (49,6%). Os três estados do Nordeste foram os únicos de todo o país que registraram mais estudantes fazendo a prova neste domingo do que ausentes.

Na semana passada, primeiro dia da prova, a abstenção total do Enem foi de 51,5%.

Neste domingo, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, em conversa com a imprensa, confirmou a preocupação com o número de abstenções, mas disse compreender devido à pandemia de Covid-19.

“Para quem está vivendo um momento como esse é compreensível, apesar de não ser justificável”, disse Ribeiro.

Portal Novos Tempos – Fonte: CNN

Avatar

adauto Ferreira

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-mail: adautoferreira@portalnovostempos.gmail | WhatsApp (88) 9 9496-3098 | Rua Sargento Orlando S. Campos, 08 - Araripina (PE)