BRASIL recebe remessa de 1 milhão de vacinas Oxford/ Astrazeneca

 BRASIL recebe remessa de 1 milhão de vacinas Oxford/ Astrazeneca

O país recebeu, nesta quinta-feira (15), o total de 1.036.800 doses de vacinas contra a Covid-19 do consórcio Covax, fabricadas pela Astrazeneca/Oxford. A expectativa é de que mais 3 milhões de doses do imunizante chegue ao Brasil nas próximas semanas.

“Acabou de pousar em solo brasileiro o lote com 1 milhão de doses da vacina AstraZeneca/Oxford, adquiridas via Covax Facility As doses serão levadas ao Centro de Distribuição e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), e distribuídas nos próximos dias aos estados e o DF”, afirmou o Ministério da Saúde, por meio de um publicação no Twitter.

Na quarta-feira (14), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, havia anunciado a chegada das vacinas por meio do consórcio Covax Facility.

“Ontem estivemos com o presidente da OMS, Thedros Adanon, fizemos gestões e teremos antecipação, não uma antecipação, uma recuperação de doses, amanhã devemos receber 1 milhão de doses do Covax Facility, nas próximas semanas receberemos mais 3 milhões”, disse Queiroga.

O Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) é o agente de compras reconhecido pelo consórcio Covax para os países da região das Américas, tendo entregue ao Brasil, entre março e junho deste ano, 5.916.000 doses da vacina contra a Covid-19 – 5.073.600 da AstraZeneca/Oxford e 842.400 da Pfizer/BioNTech.

“Essas doses já deveriam ter sido entregues antes. Havendo um atraso nas entregas da Covax Facilty, mas temos trabalhado em estreita parceria com a OMS, OPAs, e vamos receber essas doses e receberemos essas doses que virão para agilizar nossa campanha”, completou o ministro da Saúde.

As vacinas de ambos fabricantes destinados ao Brasil já se mostraram seguras e de qualidade, tendo aprovação para uso emergencial da OMS e registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Portal Novos Tempos – Fonte: CNN

Avatar

adauto Ferreira

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-mail: adautoferreira1958@hotmail.com