UNIDADE de Reabilitação Pós-Covid do Ceir é modelo para outros estados

 UNIDADE de Reabilitação Pós-Covid do Ceir é modelo para outros estados

O governador Wellington Dias, acompanhado do ex-presidente Lula, que cumpriu agenda no Piauí, visitou, na quarta-feira, 18 de agosto, a Unidade de Reabilitação Pós-Covid do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), localizado no bairro Ilhotas, zona sul de Teresina. O programa, que iniciou os atendimentos no fim do ano passado, tem obtido resultados positivos e ajudado centenas de pessoas a recuperar a qualidade de vida após apresentarem sequelas em decorrência do agravamento da infecção por Covid-19.

Um desses exemplos, é da professora Lindayris Veronez, que está em tratamento pós-covid no Ceir e avaliou como fundamental para sua recuperação. “Tive covid com sequelas graves, como oscilação de pressão, dores musculares, dor de cabeça, falta de ar, por isso, é de grande importância esse centro de reabilitação. Aqui, encontrei acolhimento e consegui um tratamento de alta qualidade. Sou grata a essa oportunidade de estar fazendo meu tratamento aqui, um lugar de muita atenção, carinha e respeitos aos pacientes”, disse.

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, destacou que o trabalho pode ser modelo para outros estados do Brasil. “É uma alegria receber o presidente Lula. Ele inaugurou esse centro em 2008. Hoje, estamos mostrando a ampliação desse serviço, o tratamento que é feito aqui às pessoas que ficaram com sequelas da Covid-19. Mostramos a ele, que é um cidadão do mundo, e que possa levar essa ideia para outros estados e, assim, oferecermos um atendimento de qualidade também a esses pacientes não só no Piauí, mas em todo o Brasil”, afirmou o

O chefe do Executivo estadual declarou que o Piauí está disposto a auxiliar outros estados brasileiros que desejem implantar o serviço de reabilitação. “De oito centros especializados de alta complexidade como esse, três ficam no Piauí. Fica a importância e valorização dos profissionais, também fica o convite ao ministro da saúde, Marcelo Queiroga, para vir conhecer, porque o Brasil precisa de uma rede como essa. Estamos dispostos a ajudar outros estados brasileiros para ter atendimento de reabilitação gratuito”, frisou Wellington Dias.

O ex-presidente Lula reiterou a importância de implantar centros de reabilitações em todo o país e ressaltou o desinteresse do Governo Federal. “É muito importante mostrarmos para o Brasil quando temos coisas boas e de sucesso acontecendo. O Brasil só possui oito centros de recuperação pós-covid e dos oito, três deles estão aqui no Piauí, e não há por parte do Governo Federal nenhuma vontade de criar mais centros desses. Um centro de reabilitação que pode servir de modelo para o mundo e ser implantado em todo o Brasil, com parcerias com os estados e municípios”, afirmou.

A deputada federal Rejane Dias, que luta pela causa das pessoas com deficiência, também acompanhou a visita ao centro e recordou a parceria do ex-presidente Lula para a construção do Ceir. “O ex-presidente tem uma história com o Piauí de muito trabalho e muita integração ainda no governo Wellington, quando eles fizeram importantes parcerias e uma delas foi exatamente nos ajudar na construção desse centro de reabilitação onde, hoje, temos mais de um milhão e meio de atendimentos, que presta um excelente serviço à população”, contou a parlamentar.

“Muito importante essa visita do ex-presidente Lula, que é um grande líder nacional, no Ceir e ver o que fazemos aqui no Piauí, neste centro de referência internacional, que cuida das pessoas que precisam de reabilitação e que pode levar esse modelo para todo o Brasil e buscar financiamento federal, porque, por enquanto é feito todo com recursos do Governo do Estado”, completou Rafael Fonteles, secretário de Estado da Fazenda (Sefaz) e coordenador-geral do PRO Piauí.

Portal NovosTempos – Fonte: Pensar Piaui – Fotos: Roberta Aline

Avatar

adauto Ferreira

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-mail: adautoferreira1958@hotmail.com