AMVI – Associação dos Municípios do Vale do Itaim, promoveu na sexta-feira, 3 de setembro, encontro municipalista

 AMVI – Associação dos Municípios do Vale do Itaim, promoveu na sexta-feira, 3 de setembro, encontro municipalista


Picos que chegou a ser conhecida como cidade modelo, sediou na sexta-feira, 03 de setembro, um encontro municipalista promovido pela Associação de Municípios do Vale do Itaim (AMVI). O evento aconteceu no auditório do Picos Hotel e reuniu prefeitos de 21 municípios, além de vereadores e assessores municipais.

Conduzida pelo prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, presidente da entidade, a reunião abordou pautas importantes para os municípios.

Toninho de Caridade preside encontro da AMVI
Dentre os temas discutidos estão o Programa Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), a regularização fundiária urbana (REUB), a recuperação do Fundeb dos últimos cinco anos, a implantação do sistema informatizado da administração pública e a recuperação dos impostos IOF e USO.

Um dos palestrantes foi o conselheiro substituto Alisson Araújo, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, que explanou sobre o novo FUNDEB.

Alisson Araújo, conselheiro do TCE-PI
Na oportunidade, os prefeitos puderam tirar dúvidas, compartilhar os desafios encontrados nos seus municípios, bem como, trocar experiências exitosas. O prefeito Gil Paraibano, de Picos, destacou a importância do REUB como alternativa para desburocratizar e agilizar o processo de regularização imobiliária.

Gil Paraibano, prefeito de Picos
Já o prefeito Gederlânio Rodrigues, o GD, do município de Jacobina do Piauí, reivindicou a oferta de neurocirurgião para o Hospital Regional de Picos, garantindo mais acessibilidade à população a essa especialidade.

Prefeito GD, de Jacobina do Piauí
“É um pedido de muita importância para a macrorregião de Picos, um pedido que vai salvar vidas. Estaremos garantindo o atendimento aos pacientes aqui mesmo em Picos, sem ter que transferir para Teresina, o que causa uma demora no atendimento especializado e acaba reduzindo as chances de vida do paciente”, disse o gestor.

Copa AMVI

Outra pauta tratada no encontro foi a realização da I Copa AMVI. A Associação já tem um cronograma com data para início, prevista para o mês de dezembro. A organização já está articulada com os municípios, através da Secretarias Municipais de Esportes, e está observando o cenário da pandemia causada pela Covid.

O prefeito Toninho afirmou que espera fazer a maior Copa Regional do Piauí. A perspectiva é que 30 municípios da região participem. A premiação estimada é de 50 a 60 mil reais.

Avaliação

O presidente da AMVI avaliou a reunião de forma positiva. “Mais uma vez os gestores municipais compareceram, o que para nós é um sinal que todos estão preocupados em melhorar a gestão pública nos seus municípios, e ao mesmo tempo, aperfeiçoar e trocar ideias. Um evento importante para ap nossa região, para o municipalismo”, disse, pontuando que o objetivo é articular a captação de recursos e orientar os gestores a trabalhar de forma eficiente com o pouco que os municípios dispõem.

Portal Novos Tempos – Fonte: Cidade na Net

Avatar

adauto Ferreira

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado.

E-mail: adautoferreira1958@hotmail.com