PP de Ciro Nogueira já começou a abandonar Bolsonaro nos estados

 PP de Ciro Nogueira já começou a abandonar Bolsonaro nos estados

Se fosse disputar o Planalto pela sigla, presidente já não teria condições hoje de cobrar fidelidade nacional dos “aliados” que já namoram com Lula

Por Robson Bonin

Partido do chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, o PP começou a abandonar o projeto eleitoral de Jair Bolsonaro em 2022.

Em diferentes estados do Nordeste, a sigla já encaminhou alianças com Lula para a disputa presidencial.

Enquanto Bolsonaro segue sem partido e sem um esquema de alianças para a corrida eleitoral, os partidos do centrão estão em fase avançada de articulações com a oposição.

A situação é tão inusitada que Bolsonaro não teria a fidelidade do PP na disputa presidencial. Se voltar ao partido para tentar a reeleição, o presidente precisaria aturar a traição de aliados país afora. “O maior cabo eleitoral de Lula no Nordeste é a fome, que voltou. Nem Ciro nem Bolsonaro teriam condições de obrigar o partido não apoiar Lula em 2022”, diz um importante cacique do PP nordestino.

Vice de Rui Costa na Bahia, João Leão é que vem costurando o apoio do PP a Lula no partido de Nogueira: “Estamos juntos com Lula independentemente de qualquer condição”, disse ele outro dia.

Leão é pai do líder da bancada do PP na Câmara, Cacá Leão. Tem peso no partido para bater de frente com Ciro Nogueira. Bolsonaro é hoje “adversário” dos caciques do PP na Paraíba, em Pernambuco, na Bahia e pode perder outros redutos. Certeza de apoio do partido, ele tem no Sul, onde o discurso bolsonarista ainda é forte, e em alguns estados do Centro-Oeste.

No Nordeste, pode conseguir o apoio do PP de Arthur Lira em Alagoas, talvez ganhe alguma coisa no Rio Grande do Norte, mas a vida não será fácil para o presidente com seus “aliados” do centrão.

Portal Novos Tempos – Fonte: veja.abril.com.br

Avatar

adauto Ferreira

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-mail: adautoferreira1958@hotmail.com