BRUNO prestigia a abertura da 9ª. Conferência Municipal de Saúde

 BRUNO prestigia a abertura da 9ª. Conferência Municipal de Saúde

O prefeito Bruno Cunha Lima prestigiou, na manhã desta sexta-feira, 17 de Setembro , a solenidade de abertura da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Campina Grande. O evento, que ocorre de forma híbrida no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) em respeito às regras sanitárias vigentes na pandemia, é realizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande em parceria com a Secretaria de Saúde.

Bruno Cunha Lima fez saudação aos presentes, tendo destacado, inicialmente, a importância do controle externo das ações, projetos e políticas públicas destinadas ao setor de saúde. Segundo ele, esta participação coletiva é fundamental neste momento de crise sanitária, que exige muito diálogo com todos os setores dedicados à saúde pública.

O prefeito de Campina Grande reafirmou a necessidade de serviços públicos de excelência, que é o grande propósito da sua gestão. “Queremos, por isso mesmo, o fortalecimento do controle social, pois este é um fator fundamental para que tenhamos um poder público eficiente e capaz de atender às demandas sociais. Afinal, quem não deve, não teme”, lembrou o prefeito, ressaltando o compromisso em fazer valer sempre os reais interesses coletivos.

Bruno também reafirmou o seu compromisso de fazer com que a tecnologia passe a beneficiar a coletividade, facilitando, por exemplo, o acesso dos cidadãos a consultas, exames e tratamentos. “Já temos excelentes profissionais, mas, além disso, com gestão e tecnologia, teremos, com eficiência e rapidez, a capacidade de atender às demandas da população”, afirmou, lembando também que o foco será o setor de atenção básica da saúde, onde cerca de 70% dos problemas da comunidade são tratados. Por isso, assegurou investimentos cada vez maiores na estrutura de saúde municipal, tanto em termos de infraestrutura, como também de recursos humanos.

Outros pronunciamentos

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Joaquina Araújo, agradeceu o apoio recebido pela gestão municipal para a realização da Conferência, como também para o próprio desempenho das atividades do órgão. Já a representante do Conselho Nacional, Joana Batista, fez pronunciamento destacando a importância do evento. Ainda falou sobre a iniciativa a representante da Câmara Municipal, vereadora Carol Gomes.

Também fez pronunciamento o secretário municipal de Saúde, Filipe Reul, que destacou a contribuição e o papel do Sistema Ùnico de Saúde (SUS) para a saúde pública nacional, como ainda prestou homenagem a todas as vítimas da pandemia e aos profissionais de saúde. “O SUS é um direito de todos, sem o qual muitas vidas seriam perdidas”, lembrou Reul, relatando ainda os diversos investimentos feitos pelo governo municipal em favor da população e da saúde pública. Segundo ele, durante esses quase dois anos de enfrentamento da crise sanitária, foram salvas até agora mais de três mil vidas graças ao atendimento feito no Hospital Pedro I.

Tema e objetivos da Conferência

Esse ano, o tema central do evento é “Saúde Direito Fundamental: SUS Direito de Todos”. Ao todo, participarão de forma presencial 106 delegados distritais que foram selecionados previamente por seus respectivos segmentos através de reuniões preparatórias realizadas entre os dias 6 e 15 de setembro.

Os participantes debatem propostas na área da saúde, conforme as demandas existentes nos Distritos Sanitários do município. Estas propostas servirão como base para construção coletiva de Diretrizes e Metas para a Programação Anual de Saúde (PAS) e o Plano Plurianual de Saúde (PPA), para o período 2022 a 2025, a serem executados pela gestão municipal.

Portal Novos Tempos – Fonte: Ascom/Campina Grande

Avatar

adauto Ferreira

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-mail: adautoferreira1958@hotmail.com