DATAfolha: Lula lidera corrida eleitoral de 2022 e marca 55% contra 32% de Bolsonaro no 2º turno

 DATAfolha: Lula lidera corrida eleitoral de 2022 e marca 55% contra 32% de Bolsonaro no 2º turno

Fábio Zanini

Pouco mais de dois meses após ter seus direitos políticos restabelecidos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida para a Presidência com margem confortável no primeiro turno e venceria o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na segunda etapa, revela pesquisa Datafolha.

O petista alcança 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro.
Em um segundo pelotão, embolados, aparecem o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (sem partido), com 7%, o ex-ministro da Integração Ciro Gomes (PDT), com 6%, o apresentador Luciano Huck (sem partido), com 4%, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que obtém 3%, e, empatados com 2%, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o empresário João Amoêdo (Novo).

Somados, os adversários de Lula chegam a 47%, apenas seis pontos percentuais a mais do que o petista. Outros 9% disseram que pretendem votar em branco, nulo, ou em nenhum candidato, e 4% se disseram indecisos.

O levantamento foi realizado com 2.071 pessoas, de forma presencial, em 146 municípios, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Lula lidera corrida eleitoral de 2022
Resposta estimulada e única, em %

Lula (PT)
41
Jair Bolsonaro (sem partido)
23
Sergio Moro (sem partido)
7
Ciro Gomes (PDT)
6
Luciano Huck (sem partido)
4
João Doria (PSDB)
3
Luiz Henrique Mandetta (DEM)
2
João Amoêdo (Novo)
2
Em branco/nulo/nenhum
9
Não sabe
4

Fonte: Pesquisa Datafolha presencial com 2.071 brasileiros com 16 anos ou mais nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Num eventual segundo turno contra Bolsonaro, Lula levaria ampla vantagem, com uma margem de 55% a 32%. Ele receberia a maioria dos votos dados a Doria, Ciro e Huck, enquanto o presidente herdaria a maior fatia dos que optam por Moro, seu ex-ministro da Justiça e atual desafeto.

O petista também venceria na segunda etapa contra Moro (53% a 33%) e Doria (57% a 21%).

Já Bolsonaro empataria tecnicamente com Doria, marcando 39%, contra 40% para o tucano. E perderia para Ciro, obtendo 36%, contra 48% para o pedetista.

Lula (PT)
Em %

Entre moradores do Nordeste
56
Entre quem tem ensino fundamental
51
Entre quem ganha até dois salários mínimos
47
Entre evangélicos
35
Entre empresários
26
Entre quem ganha mais de dez salários mínimos
18

Jair Bolsonaro (sem partido)
Em %

Entre empresários
49
Entre quem ganha de 5 a 10 salários mínimos
30
Entre moradores do Sul
28
Entre desempregados (procuram emprego)
16
Entre pretos
14

Bolsonaro tem a maior rejeição
Resposta estimulada e múltipla, em %

Jair Bolsonaro
54
Lula
36
João Doria
30
Luciano Huck
29
Sergio Moro
26
Ciro Gomes
24
Luiz Henrique Mandetta
17
João Amoêdo
16
Não sabe
2
Rejeita todos/não votaria em nenhum
2
Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum
1

É a primeira pesquisa de intenção de voto do Datafolha feita desde que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou as condenações judiciais do petista, com a justificativa de que a Justiça Federal em Curitiba não era o foro competente para as ações.

A decisão de Fachin depois foi referendada pelo plenário do STF, que deu a Lula outra vitória relacionada à Lava Jato: o reconhecimento de que o ex-juiz Sergio Moro foi parcial ao condenar o petista no caso do tríplex de Guarujá (SP).

As decisões do Supremo não significam a absolvição de Lula, uma vez que as quatro ações penais do ex-presidente na Lava Jato foram transferidas para Brasília.

Fonte: Pesquisa Datafolha presencial com 2.071 brasileiros com 16 anos ou mais nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos

Portal Novos Tempos – Fonte: Folha de São Paulo

adauto Ferreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *