ÁUDIO de Kajuru sobre Ciro Nogueira na Casa Civil: “O cargo é maior que ele”
O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) criticou, na sexta-feira, 30 de julho, a escolha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI) para ocupar a Casa Civil da Presidência da República. A declaração ocorreu durante participação do congressista no Spaces, novo projeto de entrevistas do Metrópoles pelo Twitter.
“Ele não merece esse cargo, é maior que ele. A maneira como ele quer usar esse cargo é o que mais a gente tem de se preocupar daqui para a frente”, declarou.
Para o congressista eleito por Goiás, a indicação do cacique do Centrão e colega de Senado Federal “é uma traição” de Bolsonaro ao mote que o elegeu em 2018: o de combater a prática de troca de indicações de partidos por apoio político.
“Nem Jesus Cristo na Presidência da República acabaria com o “toma lá, dá cá”. Ele entrega a chave do governo a alguém que responde a cinco processos”, completou.
O senador também avaliou que a troca ministerial foi um aceno à ala mais fisiológica do Congresso Nacional a fim de manter uma base garantida de votos com o objetivo de aprovar pautas de interesse do Palácio do Planalto e, paralelamente, blindar a abertura de um possível processo de impeachment contra o presidente.
“Eu não tenho nenhuma dúvida; até porque ele [Bolsonaro] declarou que, se não negociasse com parlamentares, ou com uma base deles – ele foi muito sincero, nesse ponto eu não critico o presidente – quando disse que, sem esse apoio, ficaria com 150 deputados dos 513.”
Portal Novos Tempos – Fonte: Metrópoles