BO Fácil registra 1.400 contatos pelo WhatsApp no primeiro dia de funcionamento

0
18

Ferramenta permite que o usuário possa mandar áudio ou mensagem para registrar o boletim de ocorrência, fazer denúncia anônima ou ainda para solicitar socorro.

No seu primeiro dia de funcionamento, o BO Fácil registrou 1.400 contatos. O dado foi confirmado pelo governador Rafael Fonteles nesta terça-feira (1º), ao falar sobre o novo serviço piauiense, inovador no Brasil, que permite registrar boletim de ocorrência (BO) pelo WhatsApp. O BO Fácil, lançado ontem (30), é a primeira aplicação prática da SoberanIA, inteligência artificial desenvolvida pelo Governo do Estado totalmente treinada em português para trabalhar dados produzidos pela gestão em busca de eficiência no atendimento ao cidadão.

“É uma revolução tecnológica que o Piauí está protagonizando. Essa IA foi treinada em conjunto de dados, feita por pesquisadores piauienses. A primeira aplicação prática é o BO Fácil, para a pessoa fazer uma ligação de emergência, uma denúncia, um boletim de ocorrência. É realmente um passo muito grande. No primeiro dia, foram 1.400 contatos feitos. A população tem confiança para registrar ocorrência pela plataforma”, avaliou.

O contato do cidadão é feito por mensagem de texto ou áudio pelo WhatsApp, no número 0800 086 0190. As informações que ele repassa formalizam o boletim de ocorrência, como descrição do fato, local, data, envolvidos e objetos relacionados. O sistema utiliza inteligência artificial para coletar esses dados e gera automaticamente o protocolo do BO em PDF, que é enviado pelo próprio WhatsApp. Em caso de denúncias, é garantido o sigilo do denunciante.

Além do boletim de ocorrência, a plataforma também oferece duas outras modalidades de atendimento: atendimento 190, canal direto com o Centro Integrado de Comando de Controle (CICC), com possibilidade de envio de localização pelo WhatsApp para agilizar o socorro; e denúncia anônima, por onde o cidadão pode repassar informações de forma sigilosa, sem necessidade de identificação.

Tecnologia como ferramenta de gestão

O governador Rafael Fonteles destaca que a gestão tem focado em tecnologia para garantir acesso do cidadão a diversos serviços, como atendimento em saúde, com o Piauí Saúde Digital; segurança, com o BO Fácil e o protocolo de recuperação de celulares, por exemplo.

“A tecnologia permite fazer o serviço público de melhor qualidade, com mais agilidade, mais acesso à população. O Piauí Saúde Digital e o protocolo de roubo de celulares são cases de sucesso absoluto. O Amazonas contratou a Etipi (Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí) para implementar o Amazonas Saúde Digital. O protocolo de roubo de celular já é uma metodologia exportada para mais de 20 estados. Além de ser o estado mais digital do Brasil, o Piauí é o estado que mais vai exportar soluções tecnológicas para o resto do Brasil”, disse Rafael Fonteles.

Fonte: CCOM PI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui