O Curso de Biojoias teve como foco a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo a autonomia econômica, reconhecida como uma das principais portas de saída para mulheres em situação de violência
A Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Teresina realiza, na quinta-feira (28), às 10h, uma exposição de encerramento da primeira turma do curso profissionalizante de Biojoias, desenvolvido pelo Programa Mulheres Mil, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc). Na ocasião, será lançado também a coleção de sandálias Aurora, fruto da parceria com a empresa Zemp.
O Curso de Biojoias teve como foco a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo a autonomia econômica, reconhecida como uma das principais portas de saída para mulheres em situação de violência. Ao todo, 30 mulheres foram qualificadas por meio da formação.
Durante o curso, as participantes aprenderam a criar biojoias sustentáveis com materiais naturais como sementes, madeiras, conchas, fibras vegetais e pedras brutas. A formação contemplou ainda técnicas de design, montagem, acabamento, além de noções de empreendedorismo e comercialização.
Segundo a coordenadora estadual da CMB, Andrea Bastos, “é um curso que une sustentabilidade, elegância, empoderamento e autonomia econômica das mulheres atendidas pelo serviço de promoção de autonomia da casa, considerado uma das principais portas de saída para quem vivencia situações de violência”.
A capacitação integra as ações do Serviço de Autonomia Econômica da Casa da Mulher Brasileira, que busca ampliar as oportunidades de geração de renda e inserção no mercado de trabalho, fortalecendo o processo de empoderamento e reconstrução de vidas.
A Casa da Mulher Brasileira de Teresina está localizada na Avenida Roraima, 2563, bairro Aeroporto, zona norte da capital.