Mais de 200 mil famílias no Piauí serão beneficiadas pelo Programa Gás do Povo

0
10

O benefício contemplará as famílias inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário mínimo.

O Governo Federal lançou, nessa quinta-feira (4), o Programa Gás do Povo, que garante gratuidade no botijão de gás de cozinha para as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a iniciativa vai ampliar para 50 milhões de pessoas, aproximadamente 15,5 milhões de residências, o acesso ao benefício, o triplo do Auxílio Gás.

O benefício contemplará as famílias inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), com prioridade para quem recebe o Bolsa Família. Quem recebe o Auxílio Gás continuará recebendo o valor do benefício enquanto a migração estiver em andamento.

No Piauí, atualmente 208.481 famílias recebem o Auxílio Gás. A previsão é que, em 2026, o Programa Gás do Povo beneficie 452.692 famílias no estado. O programa oferece a gratuidade do botijão de gás de cozinha, com o objetivo de reduzir o impacto do preço do gás para famílias em situação de vulnerabilidade econômica, inscritas no Cadastro Único. A prioridade é para os beneficiários do Programa Bolsa Família.

Após o período de migração do programa, as famílias poderão retirar os botijões diretamente nas revendas credenciadas mais próximas de suas residências, sem intermediários. A autorização para a retirada será possível por quatro formas: pelo aplicativo Vale Digital, por meio de um cartão específico do programa, através de um QR Code gerado pelo cartão do Bolsa Família ou comparecendo às agências da Caixa Econômica Federal. Com o vale em mãos, basta ir aos pontos de troca ou revendas credenciadas para realizar a troca pelo botijão de gás.

Paula Leite, coordenadora do Cadastro Único na Vigilância Socioassistencial da Sasc, informou que o Programa Gás do Povo é uma nova política pública criada para ampliar e fortalecer o acesso de gás de cozinha para às famílias em condições de vulnerabilidade. “O Programa foi criado para substituir o Auxílio Gás, modernizar e garantir mais justiça social, saúde e dignidade às famílias de baixa renda”, reforçou.

Ainda segundo Paula Leite, o Programa Gás do Povo representa um avanço significativo na política de proteção social brasileira, ao garantir o acesso digno e gratuito a um insumo essencial para a sobrevivência. “Estamos falando de políticas públicas que vão além da segurança alimentar, abrangendo também a saúde. Até hoje, muitas famílias ainda utilizam carvão por não terem condições de comprar um botijão de gás. Ou seja, esse programa é um investimento direto na qualidade de vida, na saúde e na segurança alimentar dessas famílias”,finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui