Marcolândia realiza 1ª Feira do Programa Mulheres do Campo em parceria com o Senar

0
31

A Prefeitura de Marcolândia, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou nesta sexta-feira (03) a 1ª Feira do Programa Mulheres do Campo, na Praça da Igreja. O evento marca o encerramento de uma semana de capacitações oferecidas pelo Senar às mulheres do município, através do curso Mulheres em Campo, com carga horária de 40 horas.

Durante a semana, as participantes aprenderam sobre empreendedorismo, autoestima, custo de produção e técnicas para aprimorar seus negócios e produtos. A feira foi o momento de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, apresentando ao público a diversidade de itens produzidos pelas mulheres marcolandenses.

A instrutora do Senar, Ducicleude Rego, destacou a importância do curso e da feira como resultado prático do aprendizado.

“Passamos essa semana aqui ministrando o curso Mulheres em Campo, que capacita as mulheres para desenvolverem um negócio próprio dentro da realidade delas. Após as 40 horas de curso, temos a feira, onde elas expõem os produtos que souberam produzir, precificar e comercializar. Não é fácil para essas mulheres, muitas donas de casa, dedicarem uma semana inteira ao treinamento, mas o resultado é esse: uma feira viva, que mostra a força e a determinação delas. Essa parceria entre Prefeitura, Secretaria da Mulher e Senar é fundamental para transformar realidades”, explicou.

A coordenadora do Senar no Sindicato Rural da zona de Fronteiras, Ananda Souza, ressaltou que o programa é um incentivo para que as mulheres do campo possam empreender e gerar renda.

‘O programa Mulheres em Campo trabalha o empreendedorismo, a autoestima e o custo de produção, para que as mulheres possam empreender em suas comunidades e melhorar seus produtos. Aqui em Marcolândia iniciamos na segunda-feira e encerramos hoje com a feira, mostrando os resultados. O Senar é parceiro do homem e da mulher do campo, e está à disposição para levar mais cursos e conhecimento a todos os municípios do Piauí”, afirmou.

A feira trouxe uma diversidade de comidas e produtos como galinha caipira, ovos, castanhas, doces e artesanatos, evidenciando a força do trabalho das mulheres do campo e sua contribuição para a economia local.

Valéria uma das participantes avaliaram de forma positiva a experiência. A moradora de Marcolândia, Valéria, agradeceu pela oportunidade de aprendizado e destacou a relevância do curso.

“Agradeço ao prefeito Dr. Corinto Matos por ter nos dado essa oportunidade de apresentar nosso trabalho. Aprendi muito e hoje estamos mostrando o que fizemos. É um momento de orgulho e realização para todas nós”, disse.

Para a secretária da Mulher de Marcolândia, Ducicleia Reis, a iniciativa reforça o compromisso da gestão em apoiar o protagonismo feminino.

“É com grande alegria que estamos aqui na 1ª Feira Mulheres do Campo, um espaço que fortalece as mulheres marcolandenses. Com apoio da Prefeitura, da Secretaria da Mulher e do Senar, buscamos transformar vidas, ampliar negócios já existentes e impulsionar a participação das mulheres no mercado de trabalho”, destacou.

O evento contou ainda com a presença dos vereadores Marcos Josias, Birica e Jailson de João Simão, além dos secretários municipais Paulão (Administração), Lanja Nobre (Assistência Social), Fernanda Cícero (Agricultura e Abastecimento) e Ducicleia Silva (Mulher), bem como da articuladora do Selo Unicef, Ceiça Andrade, que prestigiaram e apoiaram a iniciativa.

A 1ª Feira Mulheres do Campo reafirma o compromisso da gestão do prefeito Dr. Corinto Matos em promover políticas públicas de valorização da mulher e fortalecimento da economia local através do empreendedorismo feminino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui