ASTRÔNOMO explica fragmento espacial que causou explosão no céu do Ceará

 ASTRÔNOMO explica fragmento espacial que causou explosão no céu do Ceará

O objeto espacial que atingiu a região do Maciço do Baturité, no Ceará, na manhã do sábado, 10 de novembro, permanece em grande parte um mistério para os astrônomos.

O corpo celeste, que tem tamanho desconhecido até o momento, está sendo chamado de asteroide — ou meteoroide. Marcelo Zurita, diretor-técnico da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), explicou o porquê.

“A dúvida entre asteroide e meteoroide é uma questão de semântica. Objetos maiores que 1 metro chamamos de astereoides e, os menores, de meteoroides. Mas essa explosão ocorrida ontem é justamente um indício de que ele penetrou as camadas mais densas da atmosfera”, explicou à CNN no domingo, 11 de outubro.

O astronômo disse que não é comum o Brasil registrar fenômenos do tipo, apesar de objetos espaciais entrarem na atmosfera da Terra todos os dias.

Zurita ainda explicou que é baixo o risco de corpos celestes chegarem à superfície terrestre com dimensões que poderiam provocar danos físicos e materiais. Isso porque ao se aproximar da nossa atmosfera, os objetos espaciais se aquecem tanto que vão queimando suas camadas externas até se tornarem pequenos fragmentos.

“A atmosfera da Terra é, sem sombra de dúvida, um dos nossos maiores protetores. Além de oferecer o ar que respiramos, ela nos protege de quase tudo que vem do espaço. Em casos assim [como o do Ceará], a resistência do ar é tão intensa que o objeto explode, se fragmenta em milhares de parte menores e caem sem risco para a gente na superfíce da Terra. A não ser em casos muito raros, em que objetos um pouco maiores atingem carros e casas.”

Portal Novos Tempos – Fonte: CNN

adauto Ferreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *