Brasil lança portal do BRICS 2025, disponível em Português e Inglês

 Brasil lança portal do BRICS 2025, disponível em Português e Inglês

Portal oficial BRICS Brasil 2025 foi lançado nesta terça-feira, 11/2. Disponível em português e inglês, reúne informações sobre a presidência brasileira do agrupamento

Detalhes sobre o BRICS, notícias, dados econômicos sobre os países membros, calendário de atividades e respostas às perguntas frequentes sobre o grupo podem ser encontrados no site BRICS Brasil lançado nesta terça-feira, 11/2. Disponível em português e inglês, funciona como a plataforma oficial de divulgação de informações sobre a presidência brasileira do grupo e pode ser acessado pelo endereço: https://brics.br.

É possível ainda encontrar informações sobre as cúpulas anteriores e os documentos que orientam as discussões pelo fortalecimento da cooperação entre países do Sul Global, que estarão disponíveis em breve. O conteúdo do portal é elaborado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e os textos institucionais são de responsabilidade do Ministério das Relações Exteriores. A estrutura do site foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Estratégia de comunicação integrada

Além do portal, a estratégia de comunicação para o BRICS Brasil conta com trabalho que une a produção de conteúdo noticioso, audiovisual e equipe focada na cobertura dos eventos programados para 2025, incluindo encontros ministeriais e seminários técnicos. O planejamento responde à prioridade da presidência brasileira sobre o fortalecimento institucional do BRICS.

Os registros fotográficos das reuniões que compõem o fórum estarão disponíveis no Flickr: https://www.flickr.com/people/bricsbrasil/.

Para acessar vídeos institucionais e baixar imagens de cobertura dos eventos, basta acessar a página do YouTube: https://www.youtube.com/@BricsBrasil2025.

O que é BRICS?

O BRICS é um agrupamento formado por onze países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã e que atua como fórum de articulação político-diplomática de países do Sul Global e de cooperação nas mais diversas áreas.

Além dessas nações, o BRICS conta com nove países parceiros: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão. Nesta modalidade, podem ser convidados a participarem de espaços de discussão do mecanismo, após consulta aos países membros e decisão por consenso.

Presidência brasileira

Impulsionando debates sobre cooperação para saúde global, governança global inclusiva, inteligência artificial, financiamento para combater as mudanças do clima entre outros, o Brasil assumiu a presidência do BRICS em 1º de janeiro de 2025. Sob o lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”, tem atuado em dois eixos principais: Cooperação do Sul Global e Parcerias BRICS para o Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental.

Essas agendas estão refletidas em seis prioridades: Cooperação em Saúde Global; Comércio, Investimentos e Finanças; Mudança do Clima; Governança da Inteligência Artificial; Arquitetura Multilateral de Paz e Segurança; e Desenvolvimento Institucional do BRICS. Estão previstas mais de 100 reuniões ministeriais e técnicas, que deverão ocorrer entre fevereiro e julho de 2025, em Brasília. A Cúpula dos Líderes do BRICS está prevista para ocorrer em julho.

 

adauto Ferreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *