FUNERAL de general iraniano reúne milhares em sua cidade natal; tumulto deixa mortos

Caixões do general Qassem Soleimani e outras vítimas do ataque no Iraque são transportados em caminhão na cidade de Kerman, no Irã, nesta terça-feira (7)  — Foto: Erfan Kouchari / Agência de Notícias Tasnim via AP

 
Milhares de pessoas participam nesta terça-feira (7) do cortejo que segue o corpo do general iraniano Qassem Soleimani, em Kerman, sua cidade natal. Um tumulto durante a despedida do comandante, que foi vítima de um ataque americano no Iraque, deixou vários mortos.
 
O balanço de vítimas ainda não está claro. De acordo com a TV estatal, 35 pessoas morreram. A BBC afirma que pelo menos 30 morreram e outros 40 ficaram feridos.
 
Imagens da TV estatal mostram os iranianos nas ruas de Kerman carregando bandeiras do Irã e imagens do general, enquanto hinos de luto soam de alto-faltantes. Durante o cortejo, autoridades discusaram, entre elas o ministro de Relações Exteriores, Mahammad Zarif.
 
Ele será sepultado no chamado Cemitério dos Mártires após quatro dias de homenagens que reuniram milhares de pessoas em diferentes cidades do país.
 
Soleimani era considerado um herói nacional e um dos mais poderosos chefes militares do Irã. As homenagens começaram no sábado (4), ainda no Iraque. Depois de sair de Bagdá, o corpo passou pelas cidades de Karbala e Najaf, consideradas sagradas pelos muçulmanos xiitas.

adauto Ferreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *