GOVERNADOR encaminha projeto de lei que institui Pacto pela Aprendizagem no Ceará
Com o objetivo de recuperar e acelerar a evolução da educação cearense, o governador Camilo Santana assinou, nesta terça-feira (17), o Projeto de Lei que institui o Pacto pela Aprendizagem no Estado do Ceará. A iniciativa vai estabelecer diretrizes para reverter os prejuízos causados na aprendizagem dos estudantes cearenses durante a pandemia da Covid-19. A mensagem segue para aprovação na Assembleia Legislativa.
Segundo Camilo Santana, os avanços conquistados nos últimos anos foram atingidos pelo contexto imposto pela pandemia. “Nós resolvemos avaliar para saber a consequência desse mais de um ano e meio com a suspensão das aulas, principalmente nas escolas de ensino fundamental. E ficamos preocupados. Nós resolvemos construir um Pacto pela Aprendizagem, para que se possa recuperar esse tempo perdido da pandemia”, afirmou.
O Pacto pela Aprendizagem está sendo construído em parceria com os prefeitos e prefeitas, por meio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), e secretários(as) municipais de educação. As ações serão apresentadas em breve.
Imunização contra Covid-19
Na live, o gestor comentou sobre o projeto de lei que prevê aplicação de sanções administrativas para servidores e empregados públicos estaduais que se recusarem a tomar vacina contra Covid-19. O projeto foi assinado pelo governador e encaminhado à Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) nessa segunda-feira (16).
“Essa lei já foi objeto de avaliação do Supremo Tribunal Federal como válida. A característica do servidor é servir, então, ele vacinado, além de proteger a si, protege a sua família e a população”, justificou.
Para agilizar a imunização dos cearenses, o Governo do Ceará aguarda receber três milhões de doses extras de Coronavac. A liberação de R$ 178 milhões para aquisição dos imunizantes foi autorizada na terça-feira (10). Até o momento, o Ceará contabiliza 8.491.058 doses de vacinas recebidas (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen).
O Vacinômetro da Sesa registra que, até as 17 horas do domingo (15), foram aplicadas 6,47 milhões de doses. Com isso, 4,47 milhões de cearenses receberam a D1, enquanto 1,84 milhão tomaram a D2, além dos 156 mil imunizados com dose única da Janssen. Mais de 48% da população do Estado já recebeu pelo menos a primeira parte da imunização, e cerca de 21% está com esquema vacinal concluído.
Portal Novos Tempos – Fonte: Governo CE