A Secretaria Estadual de Segurança Pública prepara o lançamento do Spia (Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial), que vai integrar câmeras de alta capacidade em uma ação contra a criminalidade no estado.
O projeto prevê a instalação de 1200 câmeras em ruas e avenidas de Teresina e Parnaíba, no litoral do estado, podendo o sistema ser integrado com gravações de particulares e dos municípios. São equipamentos que gravam 24 horas e algumas com pontos de infravermelho, principalmente para ações noturnas.
Uma das mais modernas é uma câmera que alcança até 2,9 km de distância. Outros equipamentos gravam em 180 graus.
“São mais de 1.200 câmeras que vão se integrar as outras câmeras existentes no Piauí, como as da Educação e também particulares que serão processadas no super computador, justamente para fazer a leitura de placas de veículos, o reconhecimento facial a análise do comportamento. Tudo isso para trazer mais segurança”, disse o secretário Estadual de Segurança, Chico Lucas.
Ele informou que o programa de vídeo monitoramento será lançado dia 16 de agosto, aniversário de Teresina.
O diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, delegado Anchieta Nery, destacou que o programa é um avanço na visão computacional com aquisição de megas computadores com investimento inicial de R$ 5 milhões.
“Deverá sair novo decreto com parâmetros técnicos para o uso dos equipamentos, mas os shoppings, as lojas de departamentos e outras gravações podem ser conectadas as imagens do banco da Secretaria de Segurança. Temos algoritmos para o reconhecimento facial e vamos colocar câmeras em pontos estratégicos como em locais de grandes aglomerações”, disse Anchieta Nery.
Fonte: Secom – Foto: Arquivo