PRAZO para eleitor regularizar título termina em 06 de maio de 2020
Os cidadãos que tiveram título de eleitor cancelado tem até 06 de maio para regularizar a situação. Após o prazo, quem não estiver em dia com o documento não poderá votar nas eleições municipais de 2020.
O chefe da 10ª zona eleitoral de Picos, Luís Borges, destacou que encerrando o período para regularização do título, o Cartório Eleitoral estará com os trabalhos voltados para a organização do pleito eletivo.
“Os eleitores precisam estar atentos ao prazo. Terminou o período para regularizar o título, o Cartório eleitoral fecha o cadastro e se dedica a preparação e organização das eleições municipais, como mapeamento das seções, urnas eletrônicas, entre outras atividades”, disse Luís Borges.
Para quem busca regularizar o título deve comparecer ao cartório eleitoral e preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE), apresentar documento pessoal de identificação com foto. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer.
Em se tratando de casos de transferência de título, a documentação exigida é o título de eleitor, documentos de identificação pessoal, além de demonstrar vínculo com o município a partir de três meses.
Em 2019, cerca de 2,4 milhões de títulos foram cancelados no país porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Quem permanecer com o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.