PRINCIPAIS pontos turísticos fecham cerco para evitar aglomerações no Réveillon
Quem está planejando passar a virada do ano assistindo uma longa queima de fogos com shows, pulando sete ondas e sentindo a brisa do mar, talvez tenha que deixar os planos para 2022. Em razão da nova alta de casos do coronavírus no Brasil, os principais destinos para o Réveillon tiveram seus eventos cancelados e medidas restritivas ampliadas.
Em São Paulo, a comemoração de Réveillon na avenida Paulista, por exemplo, que costuma reunir mais de um milhão de pessoas, não acontecerá em 2020. O cancelamento aconteceu em julho deste ano por decisão do prefeito Bruno Covas.
Um evento virtual estava programado para o dia 31, com lives de grandes artistas. Porém, na última quinta-feira (17), a prefeitura também cancelou as comemorações online. Segundo o anúncio oficial, a resolução tem a intenção de enfatizar a necessidade de medidas de prevenção e distanciamento social.
O estado de São Paulo terá restrições mais duras entre esta sexta-feira (25) e domingo (27) e nos dias 1º, 2 e 3 de janeiro, e apenas serviços essenciais poderão funcionar.
Na Baixada Santista, as prefeituras preveem a interdição das praias nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro para desestimular turistas. Prefeitos também solicitaram ao governo do estado que sejam feitas barreiras sanitárias nas rodovias para que turistas não se encaminhem para a região.
Rio de Janeiro
Outra festa de passagem de ano que atrai milhares de pessoas é a que acontece na orla da Cidade Maravilhosa. Com a alta de casos na cidade do Rio de Janeiro, o tradicional evento de shows e fogos e a versão online da comemoração foram cancelados. Em comunicado, a prefeitura da cidade disse que a escolha se deu por respeito às vítimas do coronavírus e para segurança de todos.
Para coibir aglomerações nas praias mesmo sem fogos e festas, a prefeitura do Rio adotará medidas de segurança. Entre elas estão o bloqueio do transporte público para Copacabana e Barra da Tijuca a partir das 20h do dia 31 de dezembro. Também estará proibido estacionar carros na orla e entornos a partir do dia 31. Uma barreira de fiscalização será implantada nos limites do município para evitar a entrada de vans e ônibus de turismo com destino às praias.
Salvador
A cidade de Todos os Santos também cancelou eventos virtuais. O “Festival Virada Salvador 2021”, que aconteceria online, com a presença de Gusttavo Lima e Ivete Sangalo, foi desmarcado. O site oficial do evento comunica que a decisão se deu pela alta de casos de Covid-19 e que a Orla da Barra estará interditada a partir das 17h do dia 31 de dezembro. A prefeitura de Salvador ainda avalia a interdição de outros pontos da orla no dia da virada.
Haverá queima de fogos em vários pontos da cidade, mas os locais não serão divulgados para evitar aglomerações.
Portal Novos Tempos – Fonte: CNN