Queda na arrecadação dos Municípios é debatida em evento de entidade mineira

A queda na arrecadação dos Municípios e a preocupação com as contas da gestão local foram abordados pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, em evento promovido pela Associação dos Municípios Mineiros (AMM) em parceria com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e com a Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF). O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira, 19 de setembro.
De forma virtual, Ziulkoski trouxe dados regionais e que mostram a situação financeira dos Municípios. “Quando a gente faz um diagnóstico é a realidade que trazemos. Não sou dono da realidade, mas queremos colocar com muita preocupação a crise que está acontecendo nos Municípios. Uma realidade que não é boa, mas temos que mostrar um pouco”, disse ao citar estudo feito pela entidade que aponta que 51% dos Municípios brasileiros estão com as contas em vermelho.
Em discurso, o presidente da Associação de Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, reforçou a preocupação dos prefeitos com as contas da gestão local. “Na verdade, nós precisamos de uma ajuda financeira do governo federal para melhorar a nossa região. Nós tivemos em Brasília uma mobilização no mês passado e nós precisamos apertar nossos deputados federais. Precisamos de melhorias, nós estamos na base, todos do Município vêm em cima da prefeitura”, finalizou.
Ainda na oportunidade, o presidente da CNM reforçou a importância da união dos gestores em Brasília, em movimentos como a Mobilização Municipalista: em busca de soluções para a grave crise financeira, que vai acontecer nos dias 3 e 4 de outubro. “Qual discurso que temos que ter? Vamos pegar dados e ir para cima, em Brasília, e de forma organizada e não botar o facão na grama. Vamos com força, com dados para convencer”, completou.
Mobilização Municipalista
Para seguir debatendo esses temas, como a crise nos Municípios, a CNM vai promover uma grande mobilização em Brasília nos dias 3 e 4 de outubro. Para participar, o interessado deve fazer inscrição on-line.
Da Agência CNM de Notícias