SAIBA como evitar informações falsas sobre a pandemia do Covid-19
O termo “Fake News” ganhou força mundialmente durante as eleições presidenciais nos Estados Unidos em 2016. O seu significado quer dizer: notícias falsas. Essas notícias, são hoje umas das maiores influenciadoras nas decisões de uma sociedade.
Em fevereiro deste ano, devido ao período eleitoral, a Prefeitura de Picos através da Procuradoria Geral do Município entrou com pedido de representação na Polícia Federal por conta da proliferação de Fake News contra o Município. A gestão já se preocupava com as notícias falsas e os efeitos que elas podem causar no âmbito social e político.
Devido à pandemia do novo coronavírus, vivenciamos uma epidemia de Fake News. Todas essas informações inverídicas podem gerar problemas no combate e prevenção da COVID-19 no nosso país, estado e até município. As notícias falsas geralmente são compartilhadas nos meios de comunicação digitais como por exemplo: Whatsapp, Facebook e Instagram.
Mas como identificar se as informações são verdadeiras ou falsas?
1. Não compartilhe sem saber a origem da informação
A coordenadora de Comunicação Social, Mayara Ferreira, explica sobre o compartilhamento das notícias em meio a pandemia. “É natural nesse cenário, nós ansiarmos por notícias e informações nesse contexto. Nós tendemos a sermos ativos, compartilhando, repassando. Mas, ao invés de manter as pessoas informadas, nós, desinformados. Isso é super prejudicial para todas as pessoas”, conta.