
A Prefeitura Municipal de Marcolândia se fez presente no 3º Seminário Piauiense de Combate à Hanseníase, realizado no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
O evento reuniu representantes de todos os municípios do estado e teve como objetivo fortalecer as ações de prevenção, diagnóstico precoce e controle da doença, reforçando o papel fundamental da atenção primária à saúde no enfrentamento da hanseníase.
Durante o seminário, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Marcolândia, destacou a importância da capacitação e do olhar atento de todos os profissionais da rede básica.
“A importância é para que a atenção primária possa estar atenta aos pacientes, à transmissão da doença e para que todos os profissionais, do médico à recepção do posto de saúde, possam observar os sinais, pois o principal dessa doença é a detecção precoce. Para evitar a cadeia de transmissão, é necessário que todos estejam atentos”, afirmou.
Conforme a coordenadora Vera Lúcia, a participação de Marcolândia no evento reforça o compromisso do município com a saúde pública e com a redução dos casos da doença. “Estamos aqui representando o município de Marcolândia para que possamos diminuir os casos no nosso município”, enfatizou.
A Prefeitura segue investindo em capacitação, informação e ações preventivas para garantir um atendimento cada vez mais eficaz à população.
Fonte: Ascom Marcolândia



