JORNALISTA Magno Martins, assim como Adauto Ferreira, “é da era da notícia em papel”

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

Magno Martins

O jornalista MAGNO MARTINS foi um dos pioneiros nos “Blogs de notícias em Pernambuco”, sendo considerado por muitos “o pai dos blogs no Nordeste”. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com pós-graduação em Ciência Política pela mesma instituição, Martins iniciou a carreira em 1980, como correspondente do Diário de Pernambuco em Afogados da Ingazeira (PE), sua terra natal.

Ao longo de sua trajetória, trabalhou nos jornais “Correio Braziliense”, “Última Hora”, “Jornal de Brasília”, “O Globo”, “Agência O Globo” e “Agência Meridional”. Fundou a sucursal do Diário de Pernambuco em Brasília e, mais tarde, a da Folha de Pernambuco – jornal que trabalhou desde a sua fundação, assinando uma coluna política diária.

Em 1992, MAGNO MARTINS, como secretário de Imprensa de Pernambuco (Governo Joaquim Francisco), recebeu o então criador do Jornal “Tribuna do Araripe”, jornalista ADAUTO FERREIRA que apresentou ao então secretário, como mostra a história, dois importantes projetos: um deles da valorização da imprensa falada e escrita do interior de Pernambuco, que fez levar para Araripina em maio de 1992, o primeiro “Congresso da Imprensa do Interior”, do qual participaram toda imprensa falada e escrita de Pernambuco, inclusive a televisiva.

Aconteceu com sucesso à realização do Congresso que teve como um dos debatedores o jornalista ADAUTO FERREIRA. Foi daí que surgiu o apelido de “Chateaubriand do Sertão” atribuído ao jornalista ADAUTO FERREIRA pelo então governador de Pernambuco, JOAQUIM FRANCISCO que se tornou amigo do jornalista que na condição de editor do Jornal “Tribuna do Araripe”, cobriu oficialmente em Brasília, a posse do presidente FERNANDO COLLOR, em 15 de março de 1990. Conforme ADAUTO FERREIRA, a lembrança ruim desta história foi chegar no aeroporto de Brasília, em 16 de março de 1990, e só poder sacar R$ 50,00 reais num Caixa Eletrônico, em razão do congelamento da ZÉLIA CARDOSO.

O “Diário de Pernambuco” na sua edição de 16 de março de 1990, através do jornalista GILDSON OLIVEIRA, assim escreveu: “Na posse do presidente Fernando Collor, lá estava não só a chamada grande imprensa. Adauto Ferreira, editor do Jornal Tribuna do Araripe, considerado “o maior periódico de Pernambuco”, também estava. A revista VEJA na cobertura especial da posse do então presidente COLLOR, também fez referência ao jornalista ADAUTO FERREIRA.

O outro projeto apresentado pelo jornalista ADAUTO FERREIRA ao jornalista MAGNO MARTINS como secretário de Imprensa de Pernambuco, disse respeito a formação da cadeia de Rádio. ADAUTO FERREIRA correu atrás e fechou parceria com 32 emissoras de Rádios de Pernambuco para a transmissão do programa “Notícias de Pernambuco” que iria ao ar como foi, sempre ao meio dia. O programa era produzido em Recife no studio da INTERCOM – Sistema Integrado de Comunicação que tinha como sócios ADAUTO FERREIRA e o médico GERALDO LUSTOSA, ex-prefeito de Belém do São Francisco. IZAURINO BRASIL era o radialista que fazia a apresentação do programa.

Abraço ao MAGNO MARTINS!

Adauto Ferreira – Portal Novos Tempos

adauto Ferreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *