ESTADOS pressionam Governo Federal para coordenar imunização

 ESTADOS pressionam Governo Federal para coordenar imunização

Governador do Ceará, Camilo Santana, faz “apelo” por ação nacional de imunização. Ministério da Saúde afirma que todas as vacinas serão submetidas à Anvisa e só então adquiridas. Previsão do Governo Federal é para março.

Enquanto as cenas de britânicos sendo vacinados contra a Covid-19 ganhavam o mundo ontem, a corrida pela vacina no Brasil abria um novo flanco de conflito entre governadores e o Governo Federal. Em reunião realizada em Brasília, o general Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, foi pressionado pelos chefes dos Executivos estaduais para que coordene a compra e a distribuição do imunizante no País.

Após reunião, Camilo tenta antecipar vacina para antes de março
Presente virtualmente no encontro, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) foi um dos políticos que cobraram medidas nacionalmente alinhadas para levar vacina à população. “Faço um apelo ao senhor, como autoridade sanitária, para garantir esse Plano Nacional de Imunização”, disse o cearense ao ministro.

“Que o senhor coordene esse processo, mantenha diálogo e comunicação”, completou o governador. Ele ainda defendeu o diálogo entre a União e o Instituto Butantan, que desenvolve, em São Paulo, a vacina em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. “Se for a primeira que ficar pronta, que a gente possa usar a do Butantan”, defendeu Camilo.

Após o encontro, o governador do Ceará informou que o Ministério planeja distribuir 100 milhões de doses da vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a partir de 3 de março do próximo ano. Com acréscimo de 160 milhões de doses para o segundo semestre.

Portal Novos Tempos – Fonte: Diário do Nordeste

adauto Ferreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *