GOVERNADOR diz que apanha do PT, que vai priorizar educação e 2020 será melhor
Em um dos discursos mais longos, o governador Wellington Dias (PT) voltou a reafirmar que a educação será prioridade com investimento recorde de R$ 1 bilhão e 900 milhões e garantiu que “2020 será um ano bem melhor”.
Wellington Dias afirmou que 2019 foi um dos piores anos e que o estado teve a coragem que aprovar a reforma da Previdência estadual. Segundo o governador, ele é criticado até mesmo dentro do PT.
“Não pense que eu apanho até mesmo do meu partido”, falou se referindo a reforma apresentada pelo governo.
Na mensagem, o governador falou do resultado alcançado, em 2019. Segundo ele, isso se deve as ações adotadas no passado. A mensagem fez uma espécie de contextualização entre os mandatos de Wellington Dias.
“Todos os anos faço questão de trazer a mensagem para essa Casa. Com o passar dos anos nos damos conta de que as experiências passadas moldam nossas ações. As práticas do presente seguem conectadas ao tempo. Em periodo de indefinição sinto feliz ao olhar para trás e apresentar um Piauí de respeito àas pessoas, com gestão integrativa e crescimento sustentável. O ano de 2019 foi um dos mais difíceis. Isso para o planejamento e um conjunto de mudanças que nos implantaram. Não seria possível continuar se não tivéssemos esse ambiente de integração em todas as áreas e poderes”, afirmou.
Outro ponto de destaque na mensagem foi o crescimento do PIB. Wellington também destacou a geração de empregos.
“Piauí cresceu 7,7% no seu Produto Interno Bruto. Só a China tem esse tipo de crescimento. Isso se deve aos esforços feitos. Tentamos desburocratizar a abertura de empresas. São mais de 215 mil empresas em pleno funcionamento. Fizemos empenho na atração de investimentos, 78% do PIB diz respeito ao setor de serviços. A nossa indústria cresceu”, destacou.
As parcerias público-privadas receberam destaque na mensagem do governador.
“Depois de São Paulo, o Piauí é o que mais avançou nessa área. Elas permitem a inclusão e de forma sustentável. O Piauí e hoje um exemplo na area de economias renováveis”, afirmou.
O governador destacou a redução da pobreza.