20 de julho de 2024

No aniversário de 189 anos da PM, Rafael anuncia convocação de mil aprovados no concurso até 2025

 No aniversário de 189 anos da PM, Rafael anuncia convocação de mil aprovados no concurso até 2025

No ato, ocorreu a promoção de 736 policiais, conforme autorização do chefe do Executivo Estadual.

O governador Rafael Fonteles participou nesta terça-feira (25), da solenidade que marcou os 189 anos da Polícia Militar do Piauí. No ato, ocorreu a promoção de 736 policiais, conforme autorização do chefe do Executivo Estadual. Fonteles anunciou reforço do efetivo da corporação, com a convocação de mil candidatos aprovados no último concurso da PM, para iniciarem a formação.

A idéia do governador é convocar 500 aprovados para o curso de formação, ainda no segundo semestre deste ano. Outros 500 candidatos devem iniciar o curso em 2025. A Assembleia Legislativa aprovou a lei autorizando a correção das redações dos candidatos não classificados no último concurso.

“Quando encerrar esse chamamento, a gente fará novo concurso da Polícia Militar, assim como já foi anunciado o concurso da Polícia Civil para o próximo ano. E tanto o concurso da polícia penal e dos bombeiros segue em andamento com 400 vagas cada um”, ressaltou Fonteles.

No discurso, Rafael citou que a polícia do Piauí é a menos letal do Brasil e que, ao mesmo tempo, consegue manter o menor indicador de homicídios entre os estados no Norte e Nordeste do país. O governador reconheceu o importante papel da PM para a segurança pública do estado e destacou as promoções como reconhecimento e valorização da tropa.

“Diversos policiais militares alcançaram a posição nova a partir da antiguidade ou do merecimento e, portanto, é mais um compromisso nosso em fortalecer as forças de segurança do Estado do Piauí, para promover a paz social, que é uma prioridade absoluta do povo do Piauí e do Brasil”, acrescentou o governador.

Desde o início da gestão, em 2023, Rafael incorporou 1.450 novos policiais à PM-PI. Neste mesmo período, segundo dados divulgados pelo comando da corporação, foram investidos mais de R$ 50 milhões em radiocomunicação. A frota de viaturas dobrou em quantidade e foram aplicados mais de R$ 8 milhões em capacitação de policiais, dentro e fora do estado e até no exterior.

“É isso que a gente está fazendo: modernizando com tecnologia, com inovações, com leis novas, com equipamentos, com inteligência, aumentando a eficiência e reduzindo a letalidade. Sempre investir em capacitação, em valorização do homem e da mulher, enfim, é o que o Governo do Piauí tem feito”, considerou Scheivann Lopes, comandante-geral da PM-PI.

Na solenidade, a PM-PI homenageou 179 personalidades civis e militares que contribuem com o trabalho da corporação. A banda de música tocou o parabéns instrumental.

Redação: CCom

adauto Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-mail: adautoferreira1958@hotmail.com