14 de maio de 2024

PARA Renan Calheiros, presidente da Anvisa criou “novo parâmetro” ao depor

 PARA Renan Calheiros, presidente da Anvisa criou “novo parâmetro” ao depor

Relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros (MDB-AL) disse à CNN que o depoimento do presidente da Anvisa, Barra Torres, foi “estratégico” e criou “um novo parâmetro” para as as próximas pessoas a serem ouvidas.

Calheiros frisou que Torres contrariou posições do presidente Jair Bolsonaro e confirmou a informação do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta de que, numa reunião, foi apresentada proposta para incluir, na bula da cloroquina, a indicação de seu uso contra a Covid.

Para o relator, o depoimento do presidente da Anvisa foi muito diferente do prestado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele insistiu na necessidade de convocar o ministro para uma nova sessão da CPI.

Vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que o depoimento foi “contra Bolsonaro”. Assim como Calheiros, ele integra o G7, grupo da CPI que reúne senadores independentes ou de oposição.

Mas, para Rodrigues, Torres “vacilou um pouquinho” ao justificar a não aprovação da vacina russa Sputnik V.

Outro senador do G7, Otto Alencar (PSD-BA) também criticou as explicações do presidente da Anvisa para a não liberação da Sputnik V – chegou a falar em possibilidade de “má-fé”. Para ele, a recusa pode estar relacionada ao fato de a vacina ter sido comprada por governadores do Nordeste que fazem oposição ao governo federal.

Governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT) destacou que Torres não descartou uma aprovação futura da Sputnik V. Citou que, segundo o presidente da Anvisa, a decisão “não é final e que eles estão analisando nova documentação.”

Dias cobrou da Anvisa o cumprimento da lei 14.124/2021, que prevê a possibilidade de a agência autorizar a importação e distribuição excepcional e temporária de vacinas que tenham sido autorizadas por agências de determinados países, entre eles, Rússia e Argentina, que já usam a Sputnik V.

Portal Novos Tempos – Fonte: CNN

adauto Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-mail: adautoferreira1958@hotmail.com