11 de maio de 2024

PIZER é pressionada por governadores e prefeitos a fechar a venda de vacinas

 PIZER é pressionada por governadores e prefeitos a fechar a venda de vacinas

A Pizer ainda aguarda um posicionamento do Ministério da Saúde sobre a proposta de compra de 100 milhões de doses da vacina, que tem validade até hoje, dia 02 de março.

De acordo com apuração da CNN, no fim de semana passado o Ministério da Saúde sinalizou a intenção de uma reunião com a farmacêutica. O encontro está marcado para o dia 05 de março, próxima sexta-feira. Enquanto isso, a farmacêutica é pressionada por governadores e prefeitos a fechar a venda do imunizante.

De acordo com a apuração da CNN, a Pfizer recebe diariamente ligações de governadores como: o do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e da Bahia, Rui Costa (PT). Além deles, o governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), tenta dar início as tratativas. Prefeitos de, pelo menos, 10 cidades entraram em contato com a farmacêutica nos últimos dias.

Segundo relatos feitos à CNN, os governadores e prefeitos pressionam por um posicionamento da farmacêutica, mas o plano prioritário da Pfizer é dar prioridade ao governo federal.

Caso o Ministério não dê sinal verde para a compra, a empresa pode abrir a venda para estados, municípios e empresas privadas.

A preocupação da farmacêutica é que, se fechar diretamente com estados e municípios ou até mesmo com empresas privadas, o quantitativo da Pfizer não ficará mais disponível para o Ministério da Saúde. Esse movimento fecha as portas de negociação com o governo federal.

Essa semana, a CNN mostrou em primeira mão que a Pfizer entregou ao Ministério da Saúde um novo cronograma de entrega do imunizante, com a promessa de trazer para o Brasil um primeiro lote de vacinas até o final de junho de 2021.

A farmacêutica aumentou o quantitativo de doses do imunizante disponível para o governo brasileiro de 70 milhões para 100 milhões de doses a serem entregues em 2021.

Procurados, os governos do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Maranhão disseram que conversam com todas as farmacêuticas sobre a compra de vacinas. O governo da Bahia também confirmou as tratativas com a Pfizer para a aquisição do imunizante.

Portal Novos Tempos – Fonte: CNN

adauto Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-mail: adautoferreira1958@hotmail.com