14 de julho de 2024

SECRETÁRIOS da Fazenda querem manter ICMS sob gestão dos Estados

 SECRETÁRIOS da Fazenda querem manter ICMS sob gestão dos Estados

Resultado de imagem para secretario de fazenda do Piaui, Rafael fonteles

A proposta será levada à Câmara dos Deputados como alternativa à PEC 45, que institui o novo regime fiscal e tributário no pais.

Entre os pontos principais da proposta dos Estados está a criação de um comitê gestor de Estados e Municípios, sem a União, para definição das alíquotas de ICMS e ISS, que são impostos estaduais, e a manutenção dos benefícios da Zona Franca de Manaus, não contemplada na PEC 45.

Na proposta feita pelo Congresso, esse comitê será gerido apenas pela União e, dessa forma, somente a União poderia definir as alíquotas dos impostos, mesmo os estaduais e municipais. 

A ideia dos secretários com essa nova proposta é manter a autonomia dos Estados com relação ao ICMS. O Estado recolheria os impostos municipais e estaduais e repassaria à União a parte dela, não o contrário. Os impostos federais continuariam sendo geridos pela União.

Não foi alterada a questão da simplificação tributária.

A reunião foi presidida pelo secretário da Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, presidente do Comsefaz.

O ex-ministro Henrique Meirelles, atual secretário da Fazenda de São Paulo, também participou. Ele disse que a União dos Estados em torno da proposta aprovada é fundamental para construir uma reforma justa e que sjude efetivamente o país a crescer.

Segundo Rafael Fonteles, a proposta dos Estados será levada aos governadores

Fonte: Cidade verde –  Foto: Laura Mora/Gp1

adauto Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-mail: adautoferreira1958@hotmail.com