18 de junho de 2024

CARIDADE do Piauí: prefeito “Toninho” realizou com sucesso campanha “Novembro Azul”

A Prefeitura Municipal de Caridade do Piauí, à frente o prefeito Antoniel de Sousa Silva (TONINHO), através da Secretaria Municipal de Saúde, fez realizar com sucesso, várias ações relacionadas à campanha “NOVEMBRI AZUL” que teve por finalidade alertar a população do município sobre a importância de prevenção de doenças masculinas, principalmente no que se refere ao câncer de próstata.

O “NOVEMBRO AZUL“, por tudo que temos de conhecimento, é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Com essa preocupação, a Secretaria de Saúde do município de Caridade do Piauí, promoveu a “SEMANA AZUL” com a intensificação de atividades direcionadas ao público masculino. Durante os dias 21 e 22 de novembro de 2019, a Unidade Avançada de Saúde, atendendo orientação do prefeito TONINHO, recebeu quantidade expressiva de homens para a realização dos exames de rastreamento do câncer relacionado a próstata.

Como bem divulgou o Cidades na Net, o município de Caridade do Piauí, disponibilizou atendimento através do médico urologista Dr. SOLON REIS que fez realizar exames de ultrassonografia da próstata, toque retal, PSA e aferição da pressão arterial. Além dos exames citados, foram repassadas durante os dois dias informações essenciais à saúde dos homens , assim como entregas de brindes.

TATIANE DANUSE, primeira dama do município de Caridade do Piauí, na condição de coordenadora de Saúde, falou à reportagem do Portal Cidades da Net sobre a importância e sucesso da campanha “NOVEMBRO AZUL” que foi realizada em Caridade do Piauí com o apoio do responsável prefeito TONINHO.

“Mais uma vez estamos realizando a campanha de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, durante esses dois dias já foram feitos mais de 200 atendimentos entre os homens da zona rural e sede, e assim estamos conseguindo cumprir o mais importante, que é levar uma saúde de qualidade a população de Caridade”, disse a coordenadora de Saúde.

O prefeito TONINHO falou sobre a importância e cuidado que se deve ter especialmente nas doenças dirigidas aos homens. “O exame da próstata deve ser feito em qualquer mês ou dia do ano, pois o câncer é uma doença tratável e com cura, se for descoberta a tempo. Temos que acabar com o preconceito, se informar mais sobre a doença e realizar os exames, e para isso nós temos unidades capacitadas para a prevenção”, ressaltou o prefeito.

Portal Novos Tempos – Fonte: Cidades na Net – Imagens: Kleber Santos

adauto Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-mail: adautoferreira1958@hotmail.com